O papel do diretor na perspectiva do planejamento estratégico de uma gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133826054Resumo
O presente artigo apresenta um estudo de caso realizado nos colégios da Rede Marista. O objetivo da pesquisa foi compreender o papel e a influência do diretor escolar na execução do planejamento estratégico. Para atingir este objetivo foram estudados os conceitos da gestão educacional com ênfase na liderança do diretor escolar e a compreensão de planejamento estratégico do ponto de vista de sua execução. A coleta e dados foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, que foram aplicadas e quatro gestores dos colégios da Rede Marista, sendo dois deles gestores da estrutura executiva e os outros dois diretores. Ao analisar os dados foi possível conhecer e entender o planejamento estratégico dos colégios da Rede Marista, identificar as atribuições legais e civis de um diretor escolar, além de compreender o perfil de cargo e a influência do diretor escolar como gestor principal da execução do planejamento estratégico de seu colégio e da Rede Marista.
Palavras-chave: planejamento estratégico, colégios da rede marista, gestão educacional, diretor escolar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual de planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.
BENNIS, Warren. A formação do líder. São Paulo: Atlas, 1996.
BOONE, Louis.; KURTZ, David. L. Marketing contemporâneo. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
BOSSIDY, Larry. A receita da execução. HSM Management, v. 4, n. 51, Ano 9, p. 40-44, jul./ago., 2005.
BOSSIDY, Larry; CHARAN, Ram. Desafio: fazer acontecer, a disciplina de execução nos negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Negócio Editora, 2002.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 28. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul; STEFFEN, Flavio Deni. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993.
COLÉGIO MARISTA CHAMPAGNAT. Regimento Escolar: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Porto Alegre, 2015 (Documento interno).
COLÉGIO MARISTA IPANEMA. Regimento Escolar: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Porto Alegre, 2015 (Documento interno).
COMISSÃO INTERPROVINCIAL DE EDUCAÇÃO MARISTA. Missão educativa Marista: um projeto para nosso tempo. Tradução Manoel Alves e Ricardo Tescarolo. 3. ed. São Paulo: Simar, 2003.
CORUS CONSULTORES. Infraestrutura em escolas: uma preocupação pertinente. [São Paulo]: Corus Consultoria, [s.d.]. Disponível em: <http://corusconsultores.com.br/corus_art22.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2013.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. “O contexto da criatividade”. In: BENNIS, Warren; SPREITZER,
Gretchen; CUMMINGS, Thomas G. (Orgs.). O futuro da liderança. São Paulo:
Futura, p. 132- 140, 2001.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.
DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1987.
FREITAS, Maria Ester. Cultura Organizacional: formação, tipologias e impacto. São Paulo: McGraw-Hill Ltda, 1991.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
GOMES, Delarim Martins. Competências e habilidades do diretor. Campo Grande: UCDB, 2003.
GRÜN, Anselm. A sabedoria dos monges na arte de liderar. Petrópolis: Vozes, 2006.
HANDY, Charles. “A nova linguagem da administração e suas implicações para os líderes”. In: DRUCKER, Peter F. O líder do futuro. 7. ed. São Paulo: Futura, 1996.
HREBINIAK, Lawrence. G. Fazendo a estratégia funcionar: o caminho para uma execução bem-sucedida. Rio Grande do Sul: Bookman, 2006.
HUNTER, James. Como se tornar um líder servidor. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Gulf Professional Publishing, 1997.
KATZ, Daniel; KAHN, Robert L. Psicologia das organizações. São Paulo: Atlas, 1987.
KICH, Juliane Ines Di Francesco et al. A influência do líder na condução do processo de implementação do planejamento estratégico. Revista de ciências da administração, v. 10, n. 21, p. 122-146, 2008.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 2006.
LACOMBE, Francisco. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.
LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina; ARELLANO, Eliete Bernal. Qualidade de vida no trabalho. 2. ed. São Paulo: Gente, 2002.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Porto Alegre: Positivo, 2009.
LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 6. ed. Porto Alegre: Vozes, 2010.
LÜCK, Heloisa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis: Vozes, 2005.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MENOSSI, Marino; et al. Gestão educacional: marketing, pessoas e finanças: os pilares para uma gestão de sucesso. São Paulo: Viena, 2012.
MINTZBERG, Henry; LAMPEL, Joseph ; AHLSTRAND, Bruce. Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2007.
NEVES, Marília Nogueira. O serviço social e o atendimento em rede. 2º Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais – Anais. Belo Horizonte, 2009, p. 43-62.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, praticas. São Paulo: Atlas, 2008.
PEREIRA, Maurício Fernandes; CUNHA, Myriam Siqueira. Os aspectos da cultura organizacional em um processo de gestão não materialista. In: LANER, Aline dos Santos; CRUZ JÚNIOR, João Benjamim da. Repensando as organizações - da formação à participação. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004, p. 317-338.
PETERSON, Steven; TIFFANY, Paul. Planejamento estratégico. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
RESENDE, Ênio. Cargos, salários e carreira. Grupo Editorial Summus, 1991.
REDE DE COLÉGIOS E UNIDADES SOCIAIS DA PROVÍNCIA MARISTA DO RIO GRANDE DO SUL. Manual Executivo do Planejamento Estratégico. Porto Alegre, 2012 (Documento interno).
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
SEMLER, Ricardo. Virando a própria mesa. São Paulo: Best Seller, 1988.
SUBCOMISSÃO DE FORMAÇÃO DE DIRETORES MARISTAS DA AMÉRICA. O diretor Marista e sua gestão a serviço da missão: orientações para a formação dos diretores da América Marista. 2014 (Documento interno).
TACHIZAWA, Takeshy; REZENDE, Wilson. Estratégia empresarial: tendências e desafios: um enfoque na realidade brasileira. Makron Books, 2000.
TREGOE, Benjamin; ZIMMERMAN, John. A estratégia da alta gerência: o que é e como fazê-la funcionar. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984.
ULRICH, Dave. Credibilidade x Competência. In: DRUCKER, Peter. O Líder do futuro. 9. ed. São Paulo: Futura, p. 213-222, 2001.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.
WHITTINGTON, Richard. O que é estratégia. São Paulo: Thomson, 2002.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZIKMUND, William. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.