Utilização do perfil dos estudantes como parâmetro da gestão educacional

Autores

  • Decio Tadeu Dalcin Pigato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Silvana Maria Paes Cangiani Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133825913

Resumo

No presente trabalho buscou-se compreender como o diagnóstico da realidade dos estudantes do ensino fundamental é conduzida no âmbito da rede municipal de educação de Viamão/RS. A partir desta compreensão buscou-se elaborar uma metodologia para a utilização do perfil dos estudantes como parâmetro de gestão. Para tanto, estruturou-se a pesquisa em três dimensões: como o diagnóstico da realidade dos estudantes é feito na atualidade, quais as contribuições oferecidas pelo banco de dados Pense do IBGE. O trabalho gerou um produto para a rede municipal de ensino, o qual possibilita a ampliação do cadastro dos alunos, com a proposta de inclusão de parâmetros que contemplam variáveis as quais permitem identificar melhor a diversidade presente nas escolas.

Palavras-chave: perfil dos estudantes, diagnóstico, gestão educacional, ensino fundamental.

 

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Biografia do Autor

Decio Tadeu Dalcin Pigato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestre em Gestão Educacional pela Universidade Vale do Rio dos Sinos(Unisinos),Pós-graduando em Docência no Ensino Técnico pelo Centro Universitário SENAC Santo Amaro (SP), Pós-graduado em Vigilância e Saúde Ambiental pela UFRJ, Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFRGS-RS, Pós-graduado em Educação Ambiental pela Faculdade do SENAC-RS , com MBA Executivo - Gestão Empresarial pela UFES-ES, Graduado em Engenharia Florestal pela UFSM-RS. Professor do Ensino Superior, Ensino Básico,Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) atuando no Câmpus Erechim. 

Silvana Maria Paes Cangiani, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - Botucatu) , tecnologista no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

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Publicado

07-04-2017

Como Citar

Pigato, D. T. D., & Cangiani, S. M. P. (2017). Utilização do perfil dos estudantes como parâmetro da gestão educacional. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 107–123. https://doi.org/10.5902/2318133825913

Edição

Seção

Artigos