Articulação do Programa Mais Educação com o projeto político-pedagógico: contribuições na formação dos alunos

Autores

  • Fernanda Luiza Simon Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás - Santa Cruz do Sul/RS.
  • Glades Tereza Felix Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133824560

Resumo

Este texto é um recorte da monografia realizada no Curso de Especialização em Gestão Educacional, relacionada ao Programa Mais Educação e ao projeto político-pedagógico. No referencial teórico partimos da ideia pioneira de educação integral na concepção de Anísio Teixeira, além dos fundamentos de Lück (2000, 2006), Veiga (2004) e Gadotti (2000). Objetivou-se analisar e identificar de que modo a união entre esses dois pontos pode interferir de modo qualitativo na formação dos estudantes. Nos resultados considera-se que mesmo não encontrando uma articulação entre o PME e o PPP da escola, o Programa tem aceitação na comunidade escolar, cumprindo o papel que se propõe: atender as crianças em situação de vulnerabilidade e acompanhamento da aprendizagem escolar.

Palavras-chave: Programa Mais Educação, projeto político-pedagógico, educação integral.

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Biografia do Autor

Fernanda Luiza Simon, Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás - Santa Cruz do Sul/RS.

Fernanda Luiza Simon é licenciada em Pedagogia e especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás - Santa Cruz do Sul/RS.

Endereço: Rua Borges de Medeiros, 1099/403 - 96810178 - Santa Cruz do Sul - RS - Brasil.

E-mail: fernandasimon.ufsm@gmail.com.

 

Glades Tereza Felix, Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da UFSM.

Glades Tereza Felix é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora associada no Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da UFSM.

Endereço: Avenida Roraima, 1000 - Centro de Educação - 97015-970 - Santa Maria - RS - Brasil.

E-mail: gladesfelix@hotmail.com.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Simon, F. L., & Felix, G. T. (2016). Articulação do Programa Mais Educação com o projeto político-pedagógico: contribuições na formação dos alunos. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(11), 101–108. https://doi.org/10.5902/2318133824560

Edição

Seção

Artigos