Gestão democrática: um processo em construção

Autores

  • Janice Saratt Ramburger Universidade Federal de Santa Maria.
  • Lorena Inês Peterini Marquezam Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133824559

Resumo

O presente artigo aborda o processo em construção de uma gestão democrática numa escola de São Luiz Gonzaga, RS. O objetivo é analisar as possibilidades e dificuldades da implantação da gestão democrática numa escola particular a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e da Constituição Federal de 1988. Acredita-se que a educação é um processo social em que todos os gestores escolares devam participar e colaborar a partir da criação do projeto político-pedagógico buscando a qualidade do ensino embasado no princípio da democratização. Como metodologia utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica. O estudo apresenta uma crítica ao modelo de gestão que se diz democrática mas que não abre espaço para a participação da equipe escolar. Nesse processo o gestor se destaca como administrador e responsável pela permanência do paradigma tradicional da gestão conservadora da escola.

Palavras-chave: gestão democrática, gestor, coletividade.

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Biografia do Autor

Janice Saratt Ramburger, Universidade Federal de Santa Maria.

Janice Saratt Ramburger é licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria.
Endereço: Rua Venâncio Aires, 2888 - 98700-000 - São Luiz Gonzaga – RS – Brasil.
E-mail: janiceramburger@gmail.com.

Lorena Inês Peterini Marquezam, Universidade Federal de Santa Maria.

Lorena Inês Peterini Marquezam é professora na Universidade Federal de Santa Maria.

Rua Felix Mainardi, 180 - 97110-633 - Santa Maria - RS - Brasil.

E-mail: lorenamarquezan@yahoo.com.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Ramburger, J. S., & Marquezam, L. I. P. (2016). Gestão democrática: um processo em construção. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(11), 109–121. https://doi.org/10.5902/2318133824559

Edição

Seção

Artigos