Gestão democrática: um processo em construção
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133824559Resumo
O presente artigo aborda o processo em construção de uma gestão democrática numa escola de São Luiz Gonzaga, RS. O objetivo é analisar as possibilidades e dificuldades da implantação da gestão democrática numa escola particular a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e da Constituição Federal de 1988. Acredita-se que a educação é um processo social em que todos os gestores escolares devam participar e colaborar a partir da criação do projeto político-pedagógico buscando a qualidade do ensino embasado no princípio da democratização. Como metodologia utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica. O estudo apresenta uma crítica ao modelo de gestão que se diz democrática mas que não abre espaço para a participação da equipe escolar. Nesse processo o gestor se destaca como administrador e responsável pela permanência do paradigma tradicional da gestão conservadora da escola.
Palavras-chave: gestão democrática, gestor, coletividade.
Downloads
Referências
ARENDT, Hanna. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
BRASIL. Constituição de 1824, 1937 e 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil03constituicao/constituicao>. Acesso em 4 dez. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Artigo 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em 4 dez. 2014.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.
LUCE, Maria Beatriz. Gestão democrática escolar. In: Salto para o futuro/TV Escola. Brasília: MEC, 2003.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
LÜCK, Heloísa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33.
LÜCK, Heloísa. Planejamento em orientação educacional. Petrópolis: Vozes, 2008.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2012.
MATTOS, Francisco Gomes de. Empresa que pensa: educação empresarial - renovação contínua a distância. São Paulo: Makron Books, 1996.
MINAYO, Maria Cecília de. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 25, n. 3, 2009, p.123-140.
WEBER, Max. Economia y sociedad: esbozo de sociologia comprensiva. México: FCE, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.