A permanência dos alunos da Fatec Tatuapé em 2015
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133822902Resumo
Neste texto apresentam-se resultados de um trabalho que buscou estudar os alunos que deixaram de frequentar a Fatec Tatuapé no ano de 2015, antes de concluir o curso em que estavam matriculados. Tal estudo é um esforço em busca de possíveis soluções para a questão da permanência do aluno em ambiente de ensino superior tecnológico, haja vista que outros estudos apresentam índices de aumento em relação a essa permanência dos alunos em instituições de ensino públicas e privadas. A coleta dos dados foi feita por meio de um questionário elaborado e desenvolvido pelo Centro Paula Souza, adaptado pela Fatec Tatuapé, como instrumento de medição para se perceber nesta instituição de ensino superior tecnológico, como o curso de Controle de Obras, oferecidos no período noturno, se comportava em relação à permanência dos alunos ingressantes no sistema de ensino. Foi possível perceber que este curso é o que apresenta maior índice de desistência, seguido do curso de Gestão Empresarial, oferecido na modalidade à distância. Considerou-se que os alunos do período noturno têm dificuldade em conciliar a jornada de trabalho com um curso de ensino superior, neste caso, público escolhendo abdicar do mesmo. Destaca-se, ainda, que o ingressante na modalidade à distância tem relativa dificuldade em participar, estudar e se organizar para atender e executar as atividades propostas nesse ambiente de aprendizagem, além de sentir falta do contato interpessoal e extraclasse das aulas regulares.
Palavras-chave: permanência, ensino superior, educação tecnológica.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos da Fonseca. Apontamentos sobre política educacional pública brasileira para a educação tecnológica e profissional nas últimas décadas. In: ALMEIDA, Ivanete Bellucci P; BATISTA, Sueli Soares dos Santos (orgs.). Educação tecnológica: reflexões, teorias e práticas. Jundiaí: Paco, 2012, p. 63-76.
MOTOYAMA, Shozo. Educação técnica e tecnológica em questão: 25 anos do Ceeteps - uma história vivida. São Paulo: Unesp, 1995.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.