A permanência dos alunos da Fatec Tatuapé em 2015

Autores

  • Rodrigo Vieira Campos Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Ivanete Bellucci Pires de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133822902

Resumo

Neste texto apresentam-se resultados de um trabalho que buscou estudar os alunos que deixaram de frequentar a Fatec Tatuapé no ano de 2015, antes de concluir o curso em que estavam matriculados. Tal estudo é um esforço em busca de possíveis soluções para a questão da permanência do aluno em ambiente de ensino superior tecnológico, haja vista que outros estudos apresentam índices de aumento em relação a essa permanência dos alunos em instituições de ensino públicas e privadas. A coleta dos dados foi feita por meio de um questionário elaborado e desenvolvido pelo Centro Paula Souza, adaptado pela Fatec Tatuapé, como instrumento de medição para se perceber nesta instituição de ensino superior tecnológico, como o curso de Controle de Obras, oferecidos no período noturno, se comportava em relação à permanência dos alunos ingressantes no sistema de ensino. Foi possível perceber que este curso é o que apresenta maior índice de desistência, seguido do curso de Gestão Empresarial, oferecido na modalidade à distância. Considerou-se que os alunos do período noturno têm dificuldade em conciliar a jornada de trabalho com um curso de ensino superior, neste caso, público escolhendo abdicar do mesmo. Destaca-se, ainda, que o ingressante na modalidade à distância tem relativa dificuldade em participar, estudar e se organizar para atender e executar as atividades propostas nesse ambiente de aprendizagem, além de sentir falta do contato interpessoal e extraclasse das aulas regulares.

Palavras-chave: permanência, ensino superior, educação tecnológica.

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Biografia do Autor

Rodrigo Vieira Campos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Rodrigo Vieira Campos é estudante do curso de mestrado em gestão e desenvolvimento da educação profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza de São Paulo.

Endereço: Avenida Tiradentes, 615 - 01101- 010 - São Paulo - SP - Brasil.

E-mail: c.rodrigo@outlook.com.

Ivanete Bellucci Pires de Almeida

Ivanete Belucci Pires de Almeida é doutora em educação pela UNICAMP e professora do programa de pós-graduação do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza de São Paulo.

Endereço: Avenida Tiradentes, 615 - 01101- 010 - São Paulo - SP - Brasil.

E-mail: ivanete.bellucci@fatec.sp.gov.br.

Referências

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. Apontamentos sobre política educacional pública brasileira para a educação tecnológica e profissional nas últimas décadas. In: ALMEIDA, Ivanete Bellucci P; BATISTA, Sueli Soares dos Santos (orgs.). Educação tecnológica: reflexões, teorias e práticas. Jundiaí: Paco, 2012, p. 63-76.

MOTOYAMA, Shozo. Educação técnica e tecnológica em questão: 25 anos do Ceeteps - uma história vivida. São Paulo: Unesp, 1995.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1978.

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Publicado

07-04-2017

Como Citar

Campos, R. V., & Almeida, I. B. P. de. (2017). A permanência dos alunos da Fatec Tatuapé em 2015. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 125–131. https://doi.org/10.5902/2318133822902

Edição

Seção

Artigos