Freqüência à escola por estudantes ensino médio: análises e percepções a partir de culturas juvenis

Autores

  • Alexsandra Matos Romio Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
  • Andréia Lucimar Silva de Lima Universidade Federal de Santa Maria.
  • Iliane Colpo Universidade Federal de Santa Maria.
  • Claudia Cisiane Benetti Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217116252

Resumo

Neste texto procura-se analisar as relações entre culturas juvenis e frequência à escola. Para tal, aborda-se a temática cultura juvenil, as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e o projeto pedagógico de duas escolas de Santa Maria/RS. O objetivo geral do trabalho é compreender quais concepções e intenções jovens estudantes, de escolas de ensino médio de Santa Maria, manifestam em seus discursos acerca da instituição escolar. A metodologia de pesquisa centrou-se na perspectiva do estudo de caso e a coleta de dados envolveu a realização de entrevistas e a criação e manutenção de um perfil numa rede social denominada Facebook. O trabalho partiu do pressuposto de que há necessidade de conhecimento das culturas e comportamentos juvenis, em especial de quais as concepções que um grupo de jovens tem em relação ao ambiente escolar do qual participam, com vistas a promover maior envolvimento e mobilização para a aprendizagem. Após a realização do trabalho foi possível concluir que a escola apresenta distanciamento da vida social dos jovens e poucos atrativos em relação às tecnologias atuais e que, embora as diretrizes se fundamentem no pleno desenvolvimento do educando, algumas vezes os estudantes percebem a escola distante de suas expectativas.

Palavras-chave: culturas juvenis, escolarização, Facebook, diretrizes curriculares, projeto pedagógico.

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Biografia do Autor

Alexsandra Matos Romio, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Alexsandra Matos Romio é professora no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Endereço: Avenida Roraima, 1000 - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - 97015-970 - Santa Maria - RS - Brasil.

E-mail: alexsandra@ctism.ufsm.br.

Andréia Lucimar Silva de Lima, Universidade Federal de Santa Maria.

Andréia Lucimar Silva de Lima é técnica administrativa em educação na Universidade Federal de Santa Maria.Endereço: Avenida Roraima, 1000 - secretaria do curso de Agronomia - 97015-970 - Santa Maria - RS - Brasil.E-mail: andreialslima.lima7@gmail.com.

Iliane Colpo, Universidade Federal de Santa Maria.

Iliane Colpo é técnica em contabilidade da Universidade Federal de Santa Maria.Endereço: Avenida Roraima, 1000 - Pró-Reitoria de Administração - 97015-970 - Santa Maria - RS - Brasil.E-mail: ilicolpo@gmail.com.

Claudia Cisiane Benetti, Universidade Federal de Santa Maria.

Claudia Cisiane Benetti é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria.Endereço: Avenida Roraima, 1000 - Centro de Educação - 97015-970 - Santa Maria - RS - Brasil.E-mail: cisiane@terra.com.br.

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Publicado

23-11-2014

Como Citar

Romio, A. M., Lima, A. L. S. de, Colpo, I., & Benetti, C. C. (2014). Freqüência à escola por estudantes ensino médio: análises e percepções a partir de culturas juvenis. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 4(7), 7–24. https://doi.org/10.5902/2176217116252

Edição

Seção

Artigos