Freqüência à escola por estudantes ensino médio: análises e percepções a partir de culturas juvenis
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176217116252Resumo
Neste texto procura-se analisar as relações entre culturas juvenis e frequência à escola. Para tal, aborda-se a temática cultura juvenil, as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e o projeto pedagógico de duas escolas de Santa Maria/RS. O objetivo geral do trabalho é compreender quais concepções e intenções jovens estudantes, de escolas de ensino médio de Santa Maria, manifestam em seus discursos acerca da instituição escolar. A metodologia de pesquisa centrou-se na perspectiva do estudo de caso e a coleta de dados envolveu a realização de entrevistas e a criação e manutenção de um perfil numa rede social denominada Facebook. O trabalho partiu do pressuposto de que há necessidade de conhecimento das culturas e comportamentos juvenis, em especial de quais as concepções que um grupo de jovens tem em relação ao ambiente escolar do qual participam, com vistas a promover maior envolvimento e mobilização para a aprendizagem. Após a realização do trabalho foi possível concluir que a escola apresenta distanciamento da vida social dos jovens e poucos atrativos em relação às tecnologias atuais e que, embora as diretrizes se fundamentem no pleno desenvolvimento do educando, algumas vezes os estudantes percebem a escola distante de suas expectativas.
Palavras-chave: culturas juvenis, escolarização, Facebook, diretrizes curriculares, projeto pedagógico.
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