Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos

Autores

  • Eliane de Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Elisane Maria Rampelotto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217113425

Resumo

Este trabalho busca na gestão democrática algumas possibilidades para o entendimento da luta por reconhecimento da educação de surdos. A gestão das escolas, com a redemocratização brasileira e sua Constituição de 1988, alterou-se de princípios de administração escolar à gestão democrática. Com a mudança de políticas públicas da educação especial para a perspectiva inclusiva, muitas são as lutas dos surdos para manter a escolas de surdos em pleno funcionamento. Diante deste contexto o problema de pesquisa questiona, partir do Projeto Experimental do Magistério para Surdos da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, a contribuição da gestão democrática para o reconhecimento da comunidade surda. Em largos traços, busca-se analisar como a gestão democrática possibilita o reconhecimento social da alteridade surda; observar os conflitos inerentes ao processo de educação inclusiva, referenciada na Política Nacional de Educação Especial, bem como sua viabilidade junto às práticas do cotidiano educacional; e, finalmente, identificar o processo de gestão democrática neste magistério. Apoiou-se na abordagem metodológica da hermenêutica filosófica, para assim, interpretar e compreender como os conceitos de gestão democrática e diferença são entendidos por este curso de magistério. Entre as reflexões que se fizeram presentes evidenciaram-se que a escola de surdos de Santa Maria, por já ter emergido num contexto de gestão democrática, parece superar alguns princípios de fechamento de sua cultura a partir dos compromissos assumidos de sua gestão na perspectiva democrática. A gestão democrática aparece como o médium necessário da escola de surdos em interação com a comunidade ouvinte e, permite assim, uma nova possibilidade para o entendimento reinterpretado da luta por reconhecimento da educação de surdos.

Palavras-chave: gestão democrática, educação de surdos, diferença, luta por reconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Eliane de Oliveira Rodrigues é graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, possui mestrado em Educação pela mesma instituição e atualmente é estudante do curso de doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Elisane Maria Rampelotto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Elisane Maria Rampelotto é graduada em Pedagogia habilitação na área da surdez pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado em Educação pela UFSM e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BRASIL. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC-Seesp, 2001.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases para a educação nacional n° 9394. Brasília,1996.

DEVECHI, Catia Piccolo Viero. Abordagens epistemológicas na pesquisa em educação. In: TREVISAN, Amarildo L. et al (org.). Diferença, cultura e educação. Porto Alegre: Sulina, 2010, p. 366-379.

ESCOLA ESTADUAL DR. REINALDO FERNANDO CÓSER. Projeto experimental de curso normal, em nível médio/ formação de professores surdos para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Santa Maria, 2009.

FANTINEL, Patrícia. A escola de surdos como espaços e tempos de ensinar e aprender. In: CASARIN, Melânia de Melo. Curso de Especialização à Distância em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos: Módulo III. Santa Maria: UFSM, 2009.

FÉLIX, Maria de Fátima Costa. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.

HABERMAS, Jürgen. Dialética e hermenêutica. Porto Alegre: L&PM, 1987.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: 347, 2003.

KLEIN, Madalena. Cultura surda e inclusão no mercado de trabalho. In: THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini (orgs.). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: Unisc, 2004, v. 1, p. 83-99.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação e escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007.

MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2005.

RAMPELOTTO, Elisane Maria. Processo e produto na educação de surdos. Santa Maria: UFSM, 1993. Dissertação (mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria.

REPA, Luiz. Reconhecimento da diferença na teoria crítica. In: TREVISAN, Amarildo L. et al (org.). Diferença, cultura e educação. Porto Alegre: Sulina, 2010, p. 17-34.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Mercado das Letras, 1994.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC-Seesp, 2008.

TAYLOR, Charles. Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

WILLIAMS, Robert R. Hegel e Nietzche: reconhecimento e relação senhor/escravo. In: DOTTI, Jorge et al (org.). Estado e política em Hegel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 78-100

Downloads

Publicado

05-04-2014

Como Citar

Rodrigues, E. de O., & Rampelotto, E. M. (2014). Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(5), 7–24. https://doi.org/10.5902/2176217113425

Edição

Seção

Artigos