O sistema nacional de educação narrado no documento base das conferências nacionais de educação/Conae e a gestão da escola contemporânea

Autores

  • Ana Paula da Silva Pozzobon Castanho Escola Estadual de Ensino Fundamental João Evangelista Saraiva.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217110643

Resumo

Esta pesquisa analisa quais orientações, para a gestão democrática, inclusão e diversidade, nos oferece o documento base da Conferência Nacional de Educação/Conae na melhoria da gestão da escola pública contemporânea. Também busca analisar como estes princípios orientadores aparecem no projeto pedagógico da Escola Municipal de Lagoa Vermelha - RS. Apresenta-se, aqui, particularidades acerca da gestão educacional democrática brasileira na atualidade em uma escola contemporânea apoiando-se no referencial teórico para apontar as tendências apresentadas pela educação que estão em vigor no país, bem como, suas relações com os princípios orientadores da presente pesquisa. Para tanto, a metodologia utilizada baseia-se na abordagem qualitativa de caráter documental, desenvolvida a partir da busca de informações em documentos que não receberam qualquer tratamento científico.

Palavras-chave: gestão democrática, inclusão, diversidade, políticas públicas.

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Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Pozzobon Castanho, Escola Estadual de Ensino Fundamental João Evangelista Saraiva.

Ana Paula da Silva Pozzobon Castanho é professora na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Evangelista Saraiva, especialista em Gestão Educacional e educadora especial pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

09-09-2013

Como Citar

Castanho, A. P. da S. P. (2013). O sistema nacional de educação narrado no documento base das conferências nacionais de educação/Conae e a gestão da escola contemporânea. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 2(3), 17–25. https://doi.org/10.5902/2176217110643

Edição

Seção

Artigos