Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Digital de Ensino de Filosofia (REFilo) é uma publicação digital, contínua, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

A Revista é organizada em sessões de Demanda Contínua, Resenha e Entrevista e destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área de Ensino de Filosofia. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros.

Periodicidade: Publicação contínua.

Público alvo: A Revista tem como público alvo professores, estudantes e pesquisadores da área da educação e filosofia, com ênfase no ensino de Filosofia.

Filiação/vinculação: A Revista Digital de Ensino de Filosofia possui vínculo com o Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O Conselho Editorial da Revista está formado por profissionais de formação e atuação comprovadas nas respectivas áreas. A área temática de classificação, segundo tabela do CNPq é: Educação - 7.08.00.00-6 e Filosofia 7.01.00.00-4.

Missão: A Revista Digital de Ensino de Filosofia tem como missão a divulgação da produção científica na área de Ensino de Filosofia e respectivas conexões entre Educação e Filosofia, buscando incentivar o debate acadêmico para a produção de novos conhecimentos.

Histórico: a data de criação da Revista Digital de Ensino de Filosofia foi maio de 2015.

Objetivos: A Revista tem como objetivo principal a divulgação de produções científicas realizadas por estudantes de cursos de licenciatura em Filosofia, pesquisadores, professores de Filosofia da Escola Básica e das universidades, que se dedicam ao tema do Ensino e da Aprendizagem de Filosofia.  A Revista propõe-se a divulgar produções que tratem do referido tema em diferentes perspectivas teóricas; que apresentem resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista estará aberta, também, para a publicação de Dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas, transcrições e traduções, que abordem temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.

Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) neste mesmo site da revista e serão submetidos ao juízo do Conselho Editorial. O nome dos pareceristas será mantido em sigilo. Os autores serão notificados via e-mail se os trabalhos foram ou não aprovados para publicação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo do parecer, sem a identificação do parecerista.

ISSN 2448-0657

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos são enviados para a Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que verificará a adequação à política editorial da revista e o cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa, será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

A REFILO publica artigos originais e inéditos, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

https://ufsm.turnitin.com/ – é o software de verificação de originalidade e prevenção de plágio.

Periodicidade

A REFilo tem publicação contínua.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.

Histórico do periódico

Criada em 05/05/2015, a Revista Digital de Ensino de Filosofia (REFilo) tem publicação semestral. Desde 2019, tem o recebimento contínuo de artigos e, em 2020, passo a ter publicação contínua, ou seja, os artigos podem ser publicados à medida em que são aprovados.