O Ensino de Filosofia na Perspectiva da Formação para a Cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065795628

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Formação cidadã, Democracia, Direitos humanos, Argumentação

Resumo

O artigo analisa o papel do ensino de Filosofia na formação para a cidadania, articulando dois paradigmas democráticos: o da Grécia Clássica e o dos Estados modernos. Discute como a Filosofia pode promover consciência crítica, competências argumentativas e protagonismo político, indo além da mera assimilação de direitos e deveres. Aborda o uso de textos fundadores, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em diálogo com pensadores como Kant, Rousseau, Locke, Levinas e Arendt. Propõe estratégias pedagógicas que integrem teoria, prática e participação, visando uma cidadania ativa e transformadora. Além disso, problematiza o papel da escola e do ensino de Filosofia na formação de sujeitos capazes de interpretar criticamente a realidade social e participar de maneira responsável nos processos democráticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Colenghi Filho, Faculdade Sesi de Educação

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (2016). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Itaquá (2017 - 2 Licenciatura). Bacharel em Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2008). Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (2008). Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Atualmente é Professor da Faculdade SESI-SP de Educação. Dentre os anos 2020 e 2024, foi Orientador Pedagógico Educacional na Fundação Bradesco. Anteriormente já havia atuado como docente do Ensino Superior na Faculdade SESI -SP de Educação, no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas nos anos de 2018 e 2019. De 2011 a 2020 foi professor efetivo da Rede Pública Estadual de São Paulo, onde lecionou Filosofia e História em todas as séries do Ensino Médio. Atuou nessa mesma Rede como Coordenador Pedagógico. De 2013 a 2016 foi professor de filosofia no ensino Médio da rede SESI-SP, escola de São Caetano do Sul. De 2016 a 2020 foi Analista Técnico Educacional do SESI -SP, integrando a equipe da Supervisão de Currículo, Inovação e Recursos Didáticos dedicando-se à pesquisa curricular, formação de professores e produção de material didático na área de Ciências Humanas e para o Ensino de Filosofia. Como Analista Técnico Educacional foi o criador do componente curricular "Práticas filosóficas" nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017.

BRASIL-MEC/SEMT. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Bases Legais. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

CERLETTI, Alejandro. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

KANT, Immanuel. A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, 2003.

LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito: ensaio sobre a exterioridade. Lisboa: Edições 70, 1980.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).

MONTESQUIEU, Charles-Louis. O espírito das leis. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Paideia)

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Disponível em: https://www.un.org/pt/about-us/universal-declaration-of-human-rights. Acesso em: 9 ago. 2025.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: A Nova Retórica. 3 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. A origem da desigualdade entre os homens. São Paulo: Lafonte, 2012.

Downloads

Publicado

2026-06-17

Como Citar

Colenghi Filho, M. (2026). O Ensino de Filosofia na Perspectiva da Formação para a Cidadania. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 12(1), e27/01–19. https://doi.org/10.5902/2448065795628