Sustentabilidade em instituições de ensino superior: análise de publicações acadêmicas relacionadas à gestão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465985083

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Universidade, Cursos de gestão

Resumo

Finalidade: Analisar e discutir como o tema da sustentabilidade é abordado em instituições de ensino superior (IES) em publicações articuladas com a área de administração.
Design/abordagem/metodologia: Para atender o objetivo proposto foi desenvolvido uma revisão bibliométrica, a partir de uma análise qualitativa, a fim de se investigar referências implícitas ou explícitas à forma de discussão da sustentabilidade no meio acadêmico.
Resultados: Constata-se que, apesar da importância das IES na formação de uma mentalidade social sustentável estar bem estabelecida no debate teórico e prático, a atuação delas retratadas nos estudos ainda parece modesta e difusa.
Limitações/implicações da pesquisa: A principal limitação deste estudo se refere a restrição dos resultados encontrados, pois partem de um recorte e das delimitações e escolhas metodológicas das pesquisas encontradas na revisão bibliométrica.
Originalidade/valor: Além da relevância da temática, este estudo permite uma visualização panorâmica de como a sustentabilidade está sendo abordada nas instituições de ensino superior, visto que estas são importantes agentes formadoras e orientadoras do desenvolvimento sustentável na sociedade. O estudo também tem um valor prático, já que as inferências encontradas podem sustentar e direcionar a tomada de decisão dos gestores a favor da inclusão da sustentabilidade no meio acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abigail Alves de Sousa Barbosa , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduação em Administração - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Lílian Caporlíngua Giesta Cabral, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Fábio Chaves Nobre, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Ana Paula Perlin, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração- Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Referências

Abdulghaffar, N. A., & Williams, I. D. (2021). Development of sustainable waste management in higher education institutions. AIMS Environmental Science, 8 (3), 238–254. https://doi:10.3934/environsci.2021016

Araújo, C. A. (2006). Bibliometria : evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11–32. https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/16

Beuron, T. A., Madruga, L., Garlet, V., Ávila, L., Kaehler, F., Terra, C., & Balsan, L. (2020). Contributions of an environmental management system for sustainable development at a Brazilian university. Environmental Quality Management, 29 (4), 103–113. https://doi.org/10.1002/tqem.21697

Brandao, M. S., Ometto, A. R., Leme, P. C. S., Ranieri, V. E. L. & Andrade Filho, M. G. de. (2019). Enablers and barriers to environmental management development in higher education institutions: An analysis of sustainability reports of global reporting initiative. Engenharia Sanitaria e Ambiental, 24(5), 993–1002. https://doi.org/10.1590/S1413-41522019177951

Elkington, J. (2001) Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books.

Elkington, J. (1994) Towards the Sustainable Corporation: Win-Win-Win Business Strategies for Sustainable Development. California Management Review, 36, 90-100. http://dx.doi.org/10.2307/41165746

Gholami, H., Saman, M., Sharif, S., & Zakuan, N. (2015). A CRM Strategic Leadership Towards Sustainable Development in Student Relationship Management: SD in Higher Education. Procedia Manufacturing, 2, 51–60. https://doi.org/10.1016/j.promfg.2015.07.010

Henriques, A., & Richardson, J. (Eds.). (2004). The Triple Bottom Line: Does It All Add Up (1st ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781849773348

Koch, S., Barkmann, J., Strack, M., Sundawati, L., & Bögeholz, S. (2013). Knowledge of Indonesian University Students on the Sustainable Management of Natural Resources. Sustainability, 5 (4) 1443-1460. https://doi.org/10.3390/su5041443

Leal Filho W., Shiel, C., Paço, A., Mifsud, M., Ávila, L. V., Brandli, L. L., Molthan-Hill, P., Pace, P., Azeiteiro, U. M., Vargas, V.R., & Caeiro, S. (2019). Sustainable Development Goals and sustainability teaching at universities: Falling behind or getting ahead of the pack? Journal of Cleaner Production, 232, 285–294. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.05.309

Mader, C., Scott, G., & Abdul Razak, D. (2013). Effective change management, governance and policy for sustainability transformation in higher education. Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, 4 (3), 264–284. https://doi.org/10.1108/SAMPJ-09-2013-0037

Magliacani, M., & Sorrentino, D. (2021). Embedding sustainability dimensions in university collections management: a “scientific journey” into a natural history museum. Journal of Cultural Heritage Management and Sustainable Development, 11 (4), 395–410. https://doi.org/10.1108/JCHMSD-03-2020-0044

Mendoza, J. M. F., Gallego-Schmid, A., & Azapagic, A. (2019). A methodological framework for the implementation of circular economy thinking in higher education institutions: Towards sustainable campus management. Journal of Cleaner Production, 226, 831–844. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.04.060

Nascimento, E. P. do. (2012) Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos Avançados, 26 (74), 51–64. https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000100005

Nicolaides, A. (2006). The implementation of environmental management towards sustainable universities and education for sustainable development as an ethical imperative. International Journal of Sustainability in Higher Education, 7(4), 414–424.http://dx.doi.org/10.1108/14676370610702217

Serafim, M. P. & Leite, J. P. de. A. (2021). O papel das Universidades no alcance dos ODS no cenário do “pós”-pandemia. Avaliação, 26(2), 343-346. https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000200001

WCED (1987) Report of the world commission on environment and development: our common future, Oxford University Press.

Downloads

Publicado

2024-06-17

Como Citar

Barbosa , A. A. de S., Cabral, L. C. G., Nobre, F. C., & Perlin, A. P. (2024). Sustentabilidade em instituições de ensino superior: análise de publicações acadêmicas relacionadas à gestão. Revista De Administração Da UFSM, 17(2), e4. https://doi.org/10.5902/1983465985083

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.