A influência do risco percebido na intenção de consumo de suplementos alimentares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465984653

Palavras-chave:

Suplementos alimentares, Risco percebido, Intenção de consumo, Saúde pública

Resumo

Finalidade: O objetivo geral deste estudo foi verificar a relação entre a intenção de consumo de suplementos alimentares com o risco percebido, desdobrado em risco percebido em relação à saúde e risco percebido em relação ao desempenho do produto.
Design/metodologia/abordagem: Foi realizada uma pesquisa descritiva-quantitativa a partir de um survey online, por meio de um questionário estruturado com base nas escalas de Laroche et al. (2005) e DelVecchio e Smith (2005). A análise dos dados foi efetuada por meio da análise de regressão linear múltipla. Do total de questionários respondidos, 207 foram considerados válidos.
Descobertas: O resultado do estudo aponta significância estatística para as hipóteses da pesquisa, confirmando que quanto menor o risco percebido associado à compra de suplementos alimentares em relação ao desempenho do produto e aos danos à saúde, maior a intenção de consumo pelos indivíduos dessa categoria de produto.
Originalidade/valor: A confirmação do papel do risco no processo de decisão do consumidor leva a observação de que nem sempre essa percepção de risco está fundamentada em informações confiáveis, por exemplo, a partir da orientação de nutricionistas e médicos. Assim, apenas a apresentação na comunicação da eficácia do produto e o quão benéfico pode ser a saúde humana, protagonizados por agentes sem conhecimento técnico, podem não ser suficientes para que os riscos reais em consumir tais produtos sejam negligenciados.

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Biografia do Autor

Jeferson Mendonça Pereira Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC/UFPE, Engenheiro de Produção formado pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (2018), especialista em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Faculdade Educacional da Lapa (2018) e MBA em Gestão Empresarial, graduado em Administração pela Faculdade Universidade Federal de Pernambuco (2016).

Cristiane Salomé Ribeiro Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Estágio Doutoral na Breda University of Applied Sciences - NHTV, no programa Executive Master in Imagineering, em Breda, Holanda (2012). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Coordenou o Curso de Administração da Faculdade Integrada do Recife (FIR). Atua na área de ensino (graduação e pós-graduação), Extensão e Pesquisa. Coordena projetos de Iniciação Científica. Possui artigos publicados em períodicos, como Gestão & Produção (UFSCAR. IMPRESSO), ReA UFSM, REGE. REVISTA DE GESTÃO USP, TURyDES - Revista de Investigación en Turismo y desarrollo local. Líder do grupo de pesquisa Marketing e Cultura de Consumo e participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor - GPCC. Foco nas áreas de pesquisa: Comportamento do Consumidor, Marketing Sustentável, Sustentabilidade Socioambiental, Imagem da Destinação, Turismo Criativo.

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil). Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (Brasil). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista Fulbright (Visiting Scholar) para estágio de doutorado (julho-2014 / maio-2015) na Questrom School of Business, Boston University - Fulbright Program - Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA). É bolsista de produtividade SemeAd PQ Jr (2022-2023). Coordenador do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC) cadastrado no Diretório CNPq. Fundador e Editor-Chefe da Consumer Behavior Review (CBR), e conseguiu indexar a Revista nas bases de dados DOAJ e EBSCO. Foi Editor Associado da Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA (2019-2021). É membro fundador do SCORAI – Pesquisa, Ação e Iniciativa de Consumo Sustentável no Brasil. Principais áreas de interesse: Bem-estar do consumidor, com ênfase na tomada de decisões para: consumo sustentável; saúde e consumo alimentar; mídias sociais e consumo consciente; e finanças pessoais.

Yago Menezes de Siqueira, Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico

Graduando em Farmácia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau UNINASSAU-CARUARU. Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES-UNITA. Habilitação em Análises Clínicas/Patologia Clínica e Virologia; Pós-graduação em Saúde Pública. Realiza estágio curricular em análises clínicas no Laboratório Escolar da ASCES-UNITA; na área de virologia no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco LACEN-PE com ênfase em diagnóstico sorológico e biologia molecular.

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

Filho, J. M. P., Costa, C. S. R., Costa, M. F. da, & Siqueira, Y. M. de. (2024). A influência do risco percebido na intenção de consumo de suplementos alimentares. Revista De Administração Da UFSM, 17(2), e5. https://doi.org/10.5902/1983465984653

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