Comportamento sustentável em viagens de turismo de natureza: a influência da estrutura local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465984320

Palavras-chave:

Turismo de natureza, Comportamento sustentável em viagens, Estrutura do local

Resumo

Objetivo: Analisar a influência da estrutura do local de turismo no comportamento sustentável.
Metodologia: Realizou-se uma pesquisa com 209 turistas, visitantes de 5 cidades localizadas na região nordeste do Brasil, abrangendo diferentes modalidades de turismo de natureza como escalar montanha, tomar banhos de sol e ir à praia. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória (AFE) para redução das variáveis e para agrupá-las em fatores, bem como utilizou-se da regressão linear múltipla para avaliar a influência da estrutura do local de turismo no comportamento sustentável.
Resultados: Os resultados indicam que as dimensões sociocultural e ecológica da infraestrutura local influenciam positivamente o comportamento de turistas em viagens de natureza, enquanto a dimensão de políticas públicas não foi adequadamente capturada na pesquisa.
Implicações práticas: os resultados da pesquisa podem ser uteis para que gestores públicos possam melhorar a infraestrutura do local de turismo de forma mais eficaz para induzir os turistas a um comportamento sustentável e assim alcançar um turismo sustentável.
Originalidade / valor: O estudo ampliou a compreensão sobre o comportamento sustentável em viagens ao revelar as dimensões da infraestrutura local que o influencia positivamente o comportamento sustentável. Ainda, revelou que ações educativas que aumentem a cultura de sustentabilidade do local faz-se de suma importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Felipe Cândido, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará em Crateus (UFC Crateús) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção (PEC/UFC). Ele possui um B.Sc. (2013) e M.Sc. (2015) em Engenharia Civil e doutorado. Doutor em Administração e Controladoria (2024), todos pela Universidade Federal do Ceará. Atua como coordenador do NiC (Centro de Inovação em Construção da UFC Crateús) e é membro do GERCON (Grupo de Pesquisa e Consultoria em Gestão da Construção) e do InoS (Grupo de Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade Socioambiental). Além disso, é associado da ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído) e da ANPAD (Academia Brasileira de Administração). Seus interesses de pesquisa incluem Gestão de Construção, Tecnologia de Construção, Inovação e Transição de Sustentabilidade. Possui experiência em construção civil, tendo atuado em canteiros de obras e prestado consultoria em planejamento de produção, orçamento e controle de obras.

Dhieciane de Sousa Araújo, Universidade Federal do Ceará

Mestre em administração e contabilidade pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECoS).

Áurio Lúcio Leocádio, Universidade Federal do Ceará

Aurio Leocádio é Coordenador do Laboratório de Estratégias para uma Sociedade Sustentável - LESS. Formou-se em Administração pela Universidade de Fortaleza (1991) e obteve seu doutorado. formado em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP) em 2008. Professor Adjunto da Faculdade de Economia, Gestão, Atuarial e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. Desde 2011, atua como professor de Comportamento do Consumidor no Programa de Pós-Graduação em Administração . Publicou em revistas como International Journal of Marketing Research, International Journal of Banking Marketing, Sustainable Development e Brazilian Marketing Journal sobre temas como consumo sustentável, valores do consumidor, vulnerabilidade do consumidor e questões interculturais.

Daniel Barboza Guimarães, Universidade Federal do Ceará

Professor Associado do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado. Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2013).

Mateus Canniatti Ponchio, Fundação Getulio Vargas

Professor associado da Fundação Getulio Vargas em São Paulo, Brasil (FGV-EAESP). Bacharel em Administração pela Fundação Getulio Vargas credenciada pela AMBA, EFMD e AACSB em São Paulo, Brasil (2002), e recebeu seu doutorado. formada em Marketing pela mesma instituição em 2006.

Referências

Ajzen, I. (1991). The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human Decision Process, 50, 179–211. https://doi.org/10.1080/10410236.2018.1493416 DOI: https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T

Baglin, J. (2014). Improving your exploratory factor analysis for ordinal data: A demonstration using FACTOR. Practical Assessment, Research and Evaluation, 19(5).

Blancas, F. J., González, M., Lozano-Oyola, M., & Pérez, F. (2010). The assessment of sustainable tourism: Application to Spanish coastal destinations. Ecological Indicators, 10(2), 484–492. https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2009.08.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2009.08.001

Buosi, M. C. de A., Lima, S. H. de O., & Leocádio, A. L. (2014). A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de lugar de um destino turístico : proposição de um modelo estrutural. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 8(2), 261–285. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.757 DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.757

Castelo, D. H., Leocádio, Á. L., Abu-Marrul, M., Guimarães, D. B., & Ponchio, M. C. (2019). Sustainable consumption in Brazil: an approaching between the consumer-oriented sustainability and temporal perspective. International Conference of the Society for Global Business & Economic Development, 16.

Choi, H. S. C., & Sirakaya, E. (2006). Sustainability indicators for managing community tourism. Tourism Management, 27(6), 1274–1289. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2005.05.018 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2005.05.018

Cooper, D. R., & Schindler, P. S. (2016). Métodos de pesquisa em administração (12th ed.). AMGH.

Ding, L., & Jiang, C. (2023). The impact of rural tourism destination attractiveness on tourists’ environmentally responsible behavioral intentions: the mediating role of green self-identity. Journal of Global Responsibility, ahead-of-p(ahead-of-print). https://doi.org/10.1108/JGR-03-2023-0046. DOI: https://doi.org/10.1108/JGR-03-2023-0046

Dutra, C. J. C., & Nascimento, L. F. (2005). Teorias organizacionais e o dilema ambiental: um tratamento para a mudança organizacional? Revista Eletrônica de Ciências Administrativas, 4(2), 1–17. https://doi.org/10.5329/RECADM.20050402007. DOI: https://doi.org/10.5329/RECADM.20050402007

Gomes, E. L., Gândara, J. M., & Ivars-Baidal, J. (2017). É importante ser um destino turístico inteligente? A compreensão dos gestores públicos dos destinos do Estado do Paraná. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 11(3), 503–536. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i3.1318. DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i3.1318

Gössling, S., Scott, D., Hall, C. M., Ceron, J. P., & Dubois, G. (2012). Consumer behaviour and demand response of tourists to climate change. Annals of Tourism Research, 39(1), 36–58. https://doi.org/10.1016/j.annals.2011.11.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.annals.2011.11.002

Gupta, A., Zhu, H., Bhammar, H., Earley, E., Filipski, M., Narain, U., Spencer, P., Whitney, E., & Taylor, J. E. (2023). Economic impact of nature-based tourism. PLoS ONE, 18(4 April), 1–16. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0282912. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0282912

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados (6th ed.). Bookman.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2024). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD: Rendimento de todas as fontes 2023. IBGE. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101379_informativo.pdf.

Ko, T. G. (2005). Development of a tourism sustainability assessment procedure: A conceptual approach. Tourism Management, 26(3), 431–445. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2003.12.003. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2003.12.003

Lee, J. S., Hsu, L. T., Han, H., & Kim, Y. (2010). Understanding how consumers view green hotels: How a hotel’s green image can influence behavioural intentions. Journal of Sustainable Tourism, 18(7), 901–914. https://doi.org/10.1080/09669581003777747. DOI: https://doi.org/10.1080/09669581003777747

Lee, T. H., Jan, F. H., & Liu, J. T. (2021). Developing an indicator framework for assessing sustainable tourism: Evidence from a Taiwan ecological resort. Ecological Indicators, 125, 107596. https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2021.107596. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2021.107596

McDonald, R. P. (2011). Test Theory: A Unified Treatment. Routledge. https://doi.org/10.2307/2669496. DOI: https://doi.org/10.2307/2669496

Moyle, B., Moyle, C. lee, Ruhanen, L., Weaver, D., & Hadinejad, A. (2020). Are we really progressing sustainable tourism research? A bibliometric analysis. Journal of Sustainable Tourism, 29(1), 106–122. https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1817048. DOI: https://doi.org/10.1080/09669582.2020.1817048

Nikolić, T. M., Pantić, S. P., Paunović, I., & Filipović, S. (2021). Sustainable travel decision-making of europeans: Insights from a household survey. Sustainability (Switzerland), 13(4), 1–21. https://doi.org/10.3390/su13041960. DOI: https://doi.org/10.3390/su13041960

Oliveira, F. S. (2019). Turismo Sustentável E Riqueza Social: Bases Para O Desenvolvimento Da Economia Local. Revista Gestão e Desenvolvimento, 16(2), 3–28. https://doi.org/10.25112/rgd.v16i2.1772. DOI: https://doi.org/10.25112/rgd.v16i2.1772

Oliveira, L. V. C., Silva, C. R. M. da, & Romero, C. B. A. (2021). Costume de casa vai à praia? Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 15(2), 1991. https://doi.org/10.7784/rbtur.v15i2.1991. DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v15i2.1991

Pearce, P. L. (2005). Tourist Behaviour: themes and conceptual schemes. Channel View Publications. http://www.channelviewpublications.com. DOI: https://doi.org/10.21832/9781845410247

Pérez León, V. E. (2023). Assessment of the sustainability of Cuban nature-based tourism destinations with the DEA approach under different weighting schemes. Journal of Environmental Planning and Management, 0(0), 1–20. https://doi.org/10.1080/09640568.2023.2168523. DOI: https://doi.org/10.1080/09640568.2023.2168523

Qian, J., Shen, H., & Law, R. (2018). Research in sustainable tourism: A longitudinal study of articles between 2008 and 2017. Sustainability (Switzerland), 10(3), 1–13. https://doi.org/10.3390/su10030590. DOI: https://doi.org/10.3390/su10030590

Reinsberg, C., & Vinje, L. T. (2010). Characterizing environment friendly tourists. http://hdl.handle.net/11250/185115.

Rogers, P. (2022). Best Practices for Your Exploratory Factor Analysis: A Factor Tutorial. Journal of Conemporary Administration, 26(6). https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022210085.en. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022210085.en

Ruhanen, L. (2013). Local government: Facilitator or inhibitor of sustainable tourism development? Journal of Sustainable Tourism, 21(1), 80–98. https://doi.org/10.1080/09669582.2012.680463. DOI: https://doi.org/10.1080/09669582.2012.680463

Schianetz, K., & Kavanagh, L. (2008). Sustainability indicators for tourism destinations: A complex adaptive systems approach using systemic indicator systems. Journal of Sustainable Tourism, 16(6), 601–628. https://doi.org/10.1080/09669580802159651. DOI: https://doi.org/10.1080/09669580802159651

Schliephack, J., & Dickinson, J. E. (2017). Tourists’ representations of coastal managed realignment as a climate change adaptation strategy. Tourism Management, 59, 182–192. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.08.004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2016.08.004

Serra, L. S., & Alfinito, S. (2020). Comportamento do consumidor de turismo: uma revisão sistemática da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 14(3), 109–133. DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v14i3.1913

Sharpley, R. (2006). Ecotourism: A consumption perspective. Journal of Ecotourism, 5(1–2), 7–22. https://doi.org/10.1080/14724040608668444. DOI: https://doi.org/10.1080/14724040608668444

Sharpley, R. (2021). On the need for sustainable tourism consumption. Tourist Studies, 21(1), 96–107. https://doi.org/10.1177/1468797620986087. DOI: https://doi.org/10.1177/1468797620986087

Sijtsma, K. (2009). On the use, the misuse, and the very limited usefulness of cronbach’s alpha. Psychometrika, 74(1), 107–120. https://doi.org/10.1007/s11336-008-9101-0. DOI: https://doi.org/10.1007/s11336-008-9101-0

Sijtsma, K., & Pfadt, J. M. (2021). Part II: On the Use, the Misuse, and the Very Limited Usefulness of Cronbach’s Alpha: Discussing Lower Bounds and Correlated Errors. Psychometrika, 86(4), 843–860. https://doi.org/10.1007/s11336-021-09789-8. DOI: https://doi.org/10.1007/s11336-021-09789-8

Silva, N. G. da, & Monticelli, J. M. (2016). O Turismo sustentável na percepção do viajante Gaúcho. Revista de Turismo Contemporâneo, 4(2), 262–285. DOI: https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n2ID7846

Stojanović, T., Trišić, I., Brđanin, E., Štetić, S., Nechita, F., & Candrea, A. N. (2024). Natural and Sociocultural Values of a Tourism Destination in the Function of Sustainable Tourism Development—An Example of a Protected Area. Sustainability (Switzerland), 16(2). https://doi.org/10.3390/su16020759. DOI: https://doi.org/10.3390/su16020759

Timmerman, M. E., & Lorenzo-Seva, U. (2011). Dimensionality assessment of ordered polytomous items with parallel analysis. Psychological Methods, 16(2), 209–220. https://doi.org/10.1037/a0023353. DOI: https://doi.org/10.1037/a0023353

Torres-Delgado, A., & Palomeque, F. L. (2014). Measuring sustainable tourism at the municipal level. Annals of Tourism Research, 49, 122–137. https://doi.org/10.1016/j.annals.2014.09.003. DOI: https://doi.org/10.1016/j.annals.2014.09.003

Trišić, I., Privitera, D., Ristić, V., Štetić, S., Milojković, D., & Maksin, M. (2023). Protected Areas in the Function of Sustainable Tourism Development—A Case of Deliblato Sands Special Nature Reserve, Vojvodina Province. Land, 12(2), 487. https://doi.org/10.3390/land12020487. DOI: https://doi.org/10.3390/land12020487

Vujko, A., & Gajic, T. (2014). Opportunities for tourism development and cooperation in the region by improving the quality of tourism services – the ‘Danube Cycle Route’ case study. Economic Research-Ekonomska Istrazivanja , 27(1), 847–860. https://doi.org/10.1080/1331677X.2014.975517. DOI: https://doi.org/10.1080/1331677X.2014.975517

World Tourism Organization. (2023). Tourism: A Driver for Shared Prosperity – Key insights. In World Tourism Organization. World Tourism Organization (UNWTO). https://doi.org/10.18111/9789284424788. DOI: https://doi.org/10.18111/9789284424788

World Tourism Organization. (2024). World Tourism Barometer. World Tourism Barometer and Statistical Annex, 22(2). https://doi.org/10.18111/wtobarometereng.2024.22.1.2. DOI: https://doi.org/10.18111/wtobarometereng.2024.22.1.1

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Cândido, L. F., Araújo, D. de S., Leocádio, Áurio L., Guimarães, D. B., & Ponchio, M. C. . (2024). Comportamento sustentável em viagens de turismo de natureza: a influência da estrutura local. Revista De Administração Da UFSM, 17(3), e3. https://doi.org/10.5902/1983465984320

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)