Mobilidade espacial, temporal e contextual: um estudo de inspiração etnográfica sobre o trabalho móvel em shopping center
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597242Resumo
Este artigo busca entender o comportamento dos trabalhadores móveis, usuários de Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TIMS), em um shopping localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. De caráter etnográfico, por meio de entrevistas e observação, este estudo permitiu identificar que o shopping, como local de trabalho, significa para os entrevistados a otimização de um “tempo morto”. Para lidar com fatores de dispersão intrínsecos ao shopping (mobilidade espacial), os trabalhadores móveis desenvolvem estratégias para driblar essas distrações. A mobilidade de tempo é vista como obstáculo em face da inexistência de separação dos tempos de trabalho e lazer, mas também como vantagem pela flexibilidade que ferramentas de comunicação oferecem. Verificou-se, ainda, que, quanto à mobilidade contextual, o e-mail cria uma relação indiscreta, adentrando na vida do indivíduo, de forma praticamente invasiva.
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