Mobilidade espacial, temporal e contextual: um estudo de inspiração etnográfica sobre o trabalho móvel em shopping center

Autores

  • Kathiane Benedetti Corso Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Neusa Rolita Cavedon Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Henrique Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597242

Resumo

Este artigo busca entender o comportamento dos trabalhadores móveis, usuários de Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TIMS), em um shopping localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. De caráter etnográfico, por meio de entrevistas e observação, este estudo permitiu identificar que o shopping, como local de trabalho, significa para os entrevistados a otimização de um “tempo morto”. Para lidar com fatores de dispersão intrínsecos ao shopping (mobilidade espacial), os trabalhadores móveis desenvolvem estratégias para driblar essas distrações. A mobilidade de tempo é vista como obstáculo em face da inexistência de separação dos tempos de trabalho e lazer, mas também como vantagem pela flexibilidade que ferramentas de comunicação oferecem. Verificou-se, ainda, que, quanto à mobilidade contextual, o e-mail cria uma relação indiscreta, adentrando na vida do indivíduo, de forma praticamente invasiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathiane Benedetti Corso, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Assistente - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento.

Doutoranda em Administração - Sistemas de Informação e Apoio à Decisão - UFRGS.

Interesses de pesquisa: Tecnologias Móveis e Sem Fio, Mobilidade, Marketing Digital, Sistemas de Informação e Apoio à Decisão

Neusa Rolita Cavedon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Associada do PPGA/EA/UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora com apoio CNPq.

Doutora em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS, RS, Brasil.

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações. Atuando principalmente nos seguintes temas:rituais organizacionais, Representações Sociais.

Henrique Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Associado do PPGA/EA/UFRGS - Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pesquisador com apoio CNPq e CAPES. Doutor em Gestão pela UPMF/França.

Interesses de pesquisa: Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, Processo Decisório, Análise de dados e métodos qualitativos.

 

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Corso, K. B., Cavedon, N. R., & Freitas, H. (2015). Mobilidade espacial, temporal e contextual: um estudo de inspiração etnográfica sobre o trabalho móvel em shopping center. Revista De Administração Da UFSM, 8(1), 141–156. https://doi.org/10.5902/198346597242

Edição

Seção

Artigos