Fatores que influenciam o uso e a seleção de um software de gerenciamento de projetos: aplicando o modelo de Liberatore e Pollack-Johnson em uma empresa pública brasileira de desenvolvimento de software
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346595873Resumo
Em 2003, Liberatore e Pollack-Johnson desenvolveram uma pesquisa com o objetivo de analisar e avaliar os fatores que influenciam a extensão do uso, o tipo de uso e a seleção de softwares de gerenciamento de projetos. Diante disso, o presente estudo busca verificar se os resultados encontrados pelos autores se aplicam à realidade de uma empresa pública brasileira de desenvolvimento de software. O questionário utilizado na pesquisa de Liberatore e Pollack-Johnson (2003) foi traduzido e aplicado a um grupo de gerentes de projetos. Complementarmente, foram conduzidas observações e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados utilizados nas análises. Foram encontradas diferenças ao confrontar os resultados desta pesquisa com os de Liberatore e Pollack-Johnson (2003). O principal achado desta investigação refere-se à identificação de uma finalidade de uso que não havia sido mencionada na pesquisa de Liberatore e Pollack-Johnson: “uso somente para controle”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.