Responsabilidade social corporativa e o desempenho de mercado de empresas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465944238

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Desempenho de mercado, Empresas brasileiras.

Resumo

Objetivo - Esta pesquisa objetivou analisar a relação entre a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o desempenho de mercado de empresas brasileiras.

Desenho/metodologia/abordagem - Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa a partir da regressão de dados em painel. O período de análise abrangeu 2010 a 2018 e a amostra compreendeu 41 empresas.

Resultados - Os resultados revelaram que os investimentos em RSC externa e o fato das empresas estarem listadas no índice ISE aumentam o seu valor de mercado. As informações de RSC das empresas brasileiras voltadas aos investimentos realizados para a sociedade auxiliam para com o aumento do desempenho de mercado.

Limitações/implicações da pesquisa – Destaca-se que os resultados não podem ser generalizados para todas as empresas brasileiras. Esta pesquisa contribui para com a literatura contábil e de RSC, ao analisar os benefícios da RSC no desempenho de mercado das empresas.

Implicações práticas – Os achados auxiliam os investidores no processo de tomada de decisão, visto que as empresas que possuem ações de RSC apresentam reflexos positivos em seu valor, eficiência operacional e capacidade de gerar desempenho financeiro.

Implicações sociais – Os resultados apresentam implicações sociais, pois reforçam a importância de as empresas investirem em RSC, o que pode melhorar o seu valor de mercado e beneficiar a sociedade com práticas que visam o bem-estar social.

Originalidade/valor – A RSC foi analisada sob diversos aspectos na literatura contábil. Contudo, o foco da relação entre RSC e especificamente o desempenho de mercado foi pouco explorado no Brasil, fato que denota valor a pesquisa. 

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Biografia do Autor

Larissa Degenhart, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Mikaéli da Silva Giordani, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Ismael Alan Halberstadt, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Graduando em Ciências Contábeis (UFSM).

Bacharel em Administração pela UFSM.

Cristiano Sausen Soares, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vinicius Costa da Silva Zonatto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Degenhart, L., Giordani, M. da S., Halberstadt, I. A., Soares, C. S., & Zonatto, V. C. da S. (2020). Responsabilidade social corporativa e o desempenho de mercado de empresas brasileiras. Revista De Administração Da UFSM, 13, 1373–1391. https://doi.org/10.5902/1983465944238