Responsabilidade social corporativa e o desempenho de mercado de empresas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465944238Parole chiave:
Responsabilidade Social Corporativa, Desempenho de mercado, Empresas brasileiras.Abstract
Objetivo - Esta pesquisa objetivou analisar a relação entre a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o desempenho de mercado de empresas brasileiras.
Desenho/metodologia/abordagem - Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa a partir da regressão de dados em painel. O período de análise abrangeu 2010 a 2018 e a amostra compreendeu 41 empresas.
Resultados - Os resultados revelaram que os investimentos em RSC externa e o fato das empresas estarem listadas no índice ISE aumentam o seu valor de mercado. As informações de RSC das empresas brasileiras voltadas aos investimentos realizados para a sociedade auxiliam para com o aumento do desempenho de mercado.
Limitações/implicações da pesquisa – Destaca-se que os resultados não podem ser generalizados para todas as empresas brasileiras. Esta pesquisa contribui para com a literatura contábil e de RSC, ao analisar os benefícios da RSC no desempenho de mercado das empresas.
Implicações práticas – Os achados auxiliam os investidores no processo de tomada de decisão, visto que as empresas que possuem ações de RSC apresentam reflexos positivos em seu valor, eficiência operacional e capacidade de gerar desempenho financeiro.
Implicações sociais – Os resultados apresentam implicações sociais, pois reforçam a importância de as empresas investirem em RSC, o que pode melhorar o seu valor de mercado e beneficiar a sociedade com práticas que visam o bem-estar social.
Originalidade/valor – A RSC foi analisada sob diversos aspectos na literatura contábil. Contudo, o foco da relação entre RSC e especificamente o desempenho de mercado foi pouco explorado no Brasil, fato que denota valor a pesquisa.
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