A importância da Atmosfera do ambiente no varejo físico brasileiro em 2030
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465941854Palavras-chave:
Environment atmosphere, value perception, consumer behavior, experiential marketing.Resumo
Diante das evoluções tecnológicas, da mudança do comportamento do consumidor e da intensificação do uso da internet na aquisição de produtos e serviços, identifica-se a necessidade de desenvolvimento de novas estrutura competitiva no varejo físico brasileiro. Nesse contexto, a atmosfera do ambiente passou a ser adotada como importante ferramenta estratégica no varejo físico a fim de proporcionar vantagem competitiva e consolidar a experiência de compra do consumidor. Este artigo busca identificar quais as tendências relacionadas à atmosfera do ambiente no varejo físico brasileiro em 2030. A pesquisa desenvolvida neste artigo partiu de uma abordagem exploratória com cunho qualitativo e foi dividida em duas etapas: uma primeira, envolvendo oito profissionais executivos de varejo (Visão 1), com a coleta de dados feita por meio de questionário eletrônico da plataforma SurveyMonkey; a segunda etapa, realizada com entrevistas semiestruturadas presenciais e via Skype com quatro profissionais executivos do varejo (Visão 2). Em seguida foram identificados a) os fatores que impactarão a atmosfera do ambiente; b) os fatores que necessitam de mudança para que o varejo físico atenda ao consumidor; c) as relações mais importantes entre o varejo físico versus o consumidor; d) a dimensão de maior valor para o consumidor e e) quanto ao comportamento.
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