A diversidade geracional e as políticas e práticas de recursos humanos em instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465936172Resumo
O artigo investiga a percepção dos trabalhadores de Instituições de Ensino Superior (IES) enquadradas como comunitárias e privadas no Estado de Santa Catarina (SC), a partir de seis políticas de Recursos Humanos (RH), sob o olhar da diversidade geracional. A pesquisa foi de natureza quantitativa, tipo descritiva e levantamento (survey). Para a coleta dos dados utilizou-se a escala de Políticas e Práticas de Recursos Humanos (EPPRH), validada no Brasil por Demo, em 2008. Participaram da pesquisa 409 trabalhadores de onze IES. Os resultados foram muito semelhantes, com médias próximas nos itens investigados, entre as gerações, gerações Baby Boomers, X, Y e Z. Pode-se inferir, que as gerações de forma geral convergem em pensamento e percepções sobre as políticas e práticas de RH. Os respondentes demonstraram indiferença ou desconhecimento de suas existências e/ou efetividade, o que sugere que as IES devam repensar suas propostas, modelos de implantação e de divulgação das políticas pesquisadas. Sugere-se novas pesquisas tendo em vista diferenças de pertencimentos dos trabalhadores das IES, interseccionalidades da diversidade e compreensão qualitativa das respostas.
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