A diversidade geracional e as políticas e práticas de recursos humanos em instituições de ensino superior

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465936172

Abstract

O artigo investiga a percepção dos trabalhadores de Instituições de Ensino Superior (IES) enquadradas como comunitárias e privadas no Estado de Santa Catarina (SC), a partir de seis políticas de Recursos Humanos (RH), sob o olhar da diversidade geracional. A pesquisa foi de natureza quantitativa, tipo descritiva e levantamento (survey). Para a coleta dos dados utilizou-se a escala de Políticas e Práticas de Recursos Humanos (EPPRH), validada no Brasil por Demo, em 2008. Participaram da pesquisa 409 trabalhadores de onze IES. Os resultados foram muito semelhantes, com médias próximas nos itens investigados, entre as gerações, gerações Baby Boomers, X, Y e Z. Pode-se inferir, que as gerações de forma geral convergem em pensamento e percepções sobre as políticas e práticas de RH. Os respondentes demonstraram indiferença ou desconhecimento de suas existências e/ou efetividade, o que sugere que as IES devam repensar suas propostas, modelos de implantação e de divulgação das políticas pesquisadas. Sugere-se novas pesquisas tendo em vista diferenças de pertencimentos dos trabalhadores das IES, interseccionalidades da diversidade e compreensão qualitativa das respostas. 

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Biografia autore

Geneia Lucas dos Santos, UNIARP UFRGS

Doutoranda em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa de Gestão de Pessoas, Mestre em Administração de Empresas (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Fpolis/SC); Graduada em Psicologia (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP) e em Administração de Empresas (Universidade do Contestado - UnC Caçador/SC). Especializou-se em Administração de recursos humanos (UnC - Caçador) e em Dinâmica de grupo e gestão de equipes (Universidade do Oeste Catarinense - Unoesc Joaçaba/SC). Tem experiência profissional em gestão de pessoas, atuou principalmente nos subsistemas de recrutamento, seleção incluindo avaliações psicológicas, treinamento e desenvolvimento e atuou como gestora de sistemas de qualidade em empresas privadas (RD - ISO 9001), auditorias de primeira e segunda parte (Lead auditor pela BVQI). Foi coordenadora do Núcleo de Psicologia UNIARP. É professora no ensino superior da UNIARP, ministrando disciplinas como Gestão de pessoas, Processos grupais, Psicologia organizacional, Metodologia e Trabalho de Conclusão de Curso - TCC;  Ainda dentro da universidade exerce outras atividades como professora tutora e conteudista no ensino EaD/ Uniarp; Orientadora de TCC´s, projetos de pesquisa e de extensão (FAP /PAEC). Atua como membro do colegiado e do núcleo docente estruturante de Administração presencial e a distancia; Membro da Associação do psicólogos de Caçador e Região - APSIC. Atua como pesquisadora no Grupo de pesquisa Gestão, Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento - GECID/ UNIARP (CNPq) e como acadêmica nos Grupos Gestão de pesquisa GINEIT/ UFRGS - Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação do Trabalho.

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Pubblicato

2020-02-06

Come citare

Lucas dos Santos, G., Lisboa Gaspar, F., Rodrigues, M. B., & Baldissarelli, J. M. (2020). A diversidade geracional e as políticas e práticas de recursos humanos em instituições de ensino superior. Revista De Administração Da UFSM, 12, 1108–1126. https://doi.org/10.5902/1983465936172

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