Negócios sociais e âncoras de carreira: um estudo sobre o envolvimento dos estudantes universitários

Autores

  • Lucas Santana Fogaça Universidade de São Paulo
  • Liliana Vasconcellos Universidade de São Paulo
  • Marise Regina Barbosa Uemura Universidade de São Paulo
  • Graziella Maria Comini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465930537

Resumo

Objetivo: o objetivo deste trabalho é analisar as âncoras de carreira (Schein, 1974) de estudantes universitários com envolvimento em atividades sociais.  

Design/metodologia/abordagem: optou-se por uma abordagem quantitativa descritiva, com a aplicação de um questionário a 68 jovens participantes do programa de embaixadores CHOICE.

Resultados: a âncora de serviço e dedicação a uma causa foi predominante, sendo a participação em entidades estudantis e voluntariado foi um aspecto marcante. A âncora de carreira atua como um fator influenciador para o interesse por negócios sociais, enquanto o envolvimento prévio em outras atividades sociais (voluntariado e entidades estudantis) parece ser o indicador que demonstra o quanto o indivíduo irá efetivamente se movimentar na direção dos negócios sociais.

Originalidade/valor:  o resultado demonstra o alinhamento existente entre a procura por um propósito e a atuação em negócios sociais. Embora o envolvimento com atividades sociais esteja se tornando cada vez mais presente na vida universitária, as empresas ainda não sabem determinar o valor dessas experiências. Destaca-se, portanto, a importância de se estudar esse fenômeno e trazer informações que permitam que essas barreiras se quebrem, afinal, cada vez mais a sociedade precisa de novas soluções para os problemas sociais.

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Biografia do Autor

Liliana Vasconcellos, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Administração Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Fogaça, L. S., Vasconcellos, L., Uemura, M. R. B., & Comini, G. M. (2021). Negócios sociais e âncoras de carreira: um estudo sobre o envolvimento dos estudantes universitários. Revista De Administração Da UFSM, 14(2), 315–331. https://doi.org/10.5902/1983465930537

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