Negócios sociais e âncoras de carreira: um estudo sobre o envolvimento dos estudantes universitários

Autori

  • Lucas Santana Fogaça Universidade de São Paulo
  • Liliana Vasconcellos Universidade de São Paulo
  • Marise Regina Barbosa Uemura Universidade de São Paulo
  • Graziella Maria Comini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465930537

Abstract

Objetivo: o objetivo deste trabalho é analisar as âncoras de carreira (Schein, 1974) de estudantes universitários com envolvimento em atividades sociais.  

Design/metodologia/abordagem: optou-se por uma abordagem quantitativa descritiva, com a aplicação de um questionário a 68 jovens participantes do programa de embaixadores CHOICE.

Resultados: a âncora de serviço e dedicação a uma causa foi predominante, sendo a participação em entidades estudantis e voluntariado foi um aspecto marcante. A âncora de carreira atua como um fator influenciador para o interesse por negócios sociais, enquanto o envolvimento prévio em outras atividades sociais (voluntariado e entidades estudantis) parece ser o indicador que demonstra o quanto o indivíduo irá efetivamente se movimentar na direção dos negócios sociais.

Originalidade/valor:  o resultado demonstra o alinhamento existente entre a procura por um propósito e a atuação em negócios sociais. Embora o envolvimento com atividades sociais esteja se tornando cada vez mais presente na vida universitária, as empresas ainda não sabem determinar o valor dessas experiências. Destaca-se, portanto, a importância de se estudar esse fenômeno e trazer informações que permitam que essas barreiras se quebrem, afinal, cada vez mais a sociedade precisa de novas soluções para os problemas sociais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Liliana Vasconcellos, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Administração Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Riferimenti bibliografici

Arthur, M. B., Khapova, S. N., & Wilderom, C. P. M. (2005). Career success in a boundaryless career world. Journal of Organizational Behavior, 26(2), 177–202. https://doi.org/10.1002/job.290

Barki, E., Rodrigues, J., Comini, G. (2020). Um conceito em construção. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.9,.no.4, DOI: http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i4.1980

Battilana, J., & Lee, M. (2014). Advancing Research on Hybrid Organizing – Insights from the Study of Social Enterprises. The Academy of Management Annals, v. 8, n. 1, p. 397–441.

Borgaza, C., Depredi, S., & Galera, G. (2012). Interpreting social enterprises. Revista de Administração, 47(3), 398–409. https://doi.org/10.5700/rausp1046

Briscoe, J. P., Hall, D. T., & Frautschy DeMuth, R. L. (2006). Protean and boundaryless careers: An empirical exploration. Journal of Vocational Behavior, 69(1), 30–47. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2005.09.003

Chengalvala, S., & Rentala, S. (2017). Intentions towards social entrepreneurship among univeristy students in India. Internationa Journal of Research - Granthaalayah, 5(6), 406-412.

Comini, G., Barki, E., & Aguiar, L. T. de. (2012). A three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analysis social businesses. Revista de Administração, 47(3), 385–397. https://doi.org/10.5700/rausp1045

D’Amario, E. Q., & Comini, G. M. (2020). Social Innovation in Brazilian Social Entrepreneurships: A proposed scale for its classification. RGBN Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v.22, n.01. https://rbgn.fecap.br/RBGN/article/view/4037

Defillippi, R. J., & Arthur, M. B. (1994). The Boundaryless Career: A Competency-Based Perspective. Journal of Organizational Behavior, 15(4), 307–324. Retrieved from http://www.jstor.org/stable/2488429

Dutra, J. S. (1996). Administração de Carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. (1a ed.). Editora Atlas S.A.

Fischer, R. M., & Comini, G. M. (2012). Sustainable development: from responsibility to entrepreneurship. Revista de Administração, 47(3), 363–369. https://doi.org/10.5700/rausp1044

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesauisa (4 .ed.). São Paulo: Atlas.

Hall, D. T. (2002). Careers In and Out of Organizations. London: SAGE Publications, Inc.

Hall, D. T., & Chandler, D. E. (2005). Psychological success: When the career is a calling. Journal of Organizational Behavior, 26(2), 155–176. https://doi.org/10.1002/job.301

Martins, G. de A., & Theóphilo, C. R. (2009). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas.

Nicholls, A., & Collavo, T. (2019).The concept of social entrepreneurship. In: Atlas of Social Innovation, 2019.

Rosolen, T. (2014). Negócios sociais e valores pessoais: um estudo quantitativo com estudantes de Administração. 118p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Sampieri, R. H., Collado, C. F., Lucio, M. D. P. B., Garcia, A. G. Q., Júlio, M., & Silva, D. da. (2006). Metodologia de Pesquisa (3a ed.). São Paulo -SP: McGraw-Hill.

Schein, E. H. (1974). Career Anchors and Career Paths: A Panel Study of Management School Graduates (Technical Report). Organizational Studies Group.

Schein, E. H. (1993). Career anchors: discovering your real values. Amsterdam ; San Diego : Pfeiffer & Co.

Tams, S., & Marshall, J. (2011). Responsible careers: Systemic reflexivity in shifting landscapes. Human Relations, 64(1), 109–131. https://doi.org/10.1177/0018726710384292

Tran, A. T. P. & Korflesch, H. V. (2016). A conceptual model of social entrepreneurial intention based on the social cognitive career theory. Asia Pacific Journal of Innovation and Entrepreneurship, 10(1), 17-38.

Yunus, M. (2007). Creating a world without poverty: social business and the future of capitalism. New York: PublicAffairs.

Zahra, S. A., Gedajlovic, E., Neubaum, D. O., & Shulman, J. M. (2009). A typology of social entrepreneurs: Motives, search processes and ethical challenges ☆. Journal of Business Venturing, 24, 519–532. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2008.04.007

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-06-29

Come citare

Fogaça, L. S., Vasconcellos, L., Uemura, M. R. B., & Comini, G. M. (2021). Negócios sociais e âncoras de carreira: um estudo sobre o envolvimento dos estudantes universitários. Revista De Administração Da UFSM, 14(2), 315–331. https://doi.org/10.5902/1983465930537

Fascicolo

Sezione

Articles

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i