Negócios sociais e âncoras de carreira: um estudo sobre o envolvimento dos estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465930537Abstract
Objetivo: o objetivo deste trabalho é analisar as âncoras de carreira (Schein, 1974) de estudantes universitários com envolvimento em atividades sociais.
Design/metodologia/abordagem: optou-se por uma abordagem quantitativa descritiva, com a aplicação de um questionário a 68 jovens participantes do programa de embaixadores CHOICE.
Resultados: a âncora de serviço e dedicação a uma causa foi predominante, sendo a participação em entidades estudantis e voluntariado foi um aspecto marcante. A âncora de carreira atua como um fator influenciador para o interesse por negócios sociais, enquanto o envolvimento prévio em outras atividades sociais (voluntariado e entidades estudantis) parece ser o indicador que demonstra o quanto o indivíduo irá efetivamente se movimentar na direção dos negócios sociais.
Originalidade/valor: o resultado demonstra o alinhamento existente entre a procura por um propósito e a atuação em negócios sociais. Embora o envolvimento com atividades sociais esteja se tornando cada vez mais presente na vida universitária, as empresas ainda não sabem determinar o valor dessas experiências. Destaca-se, portanto, a importância de se estudar esse fenômeno e trazer informações que permitam que essas barreiras se quebrem, afinal, cada vez mais a sociedade precisa de novas soluções para os problemas sociais.
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