Mensuração da consciência ambiental dos consumidores: proposta e validação de escala
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465925201Resumo
A identificação da consciência ambiental dos consumidores é fonte de interesse de pesquisadores, em função da associação desse tema com outros construtos teóricos, feita muitas vezes de maneira preditiva; dos tomadores de decisões organizacionais, devido à potencialidade de comercialização de produtos ambientalmente corretos; e da sociedade em geral, em virtude da preocupação com as gerações futuras. Nesse sentido, emerge a necessidade de proposição e validação de uma escala que possa auxiliar na identificação da consciência ambiental dos consumidores, o que constitui o objetivo deste artigo. No desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a técnica survey para a coleta de dados junto a uma amostra de 128 respondentes, empregando-se a análise fatorial exploratória para o tratamento dos dados. A análise dos dados identificou quatro fatores, que podem ser denominados como reutilização, reciclagem, orgânicos e biodegradáveis, permitindo concluir que pensar constantemente na reutilização de resíduos, comprar produtos e embalagens fabricados com material reciclado ou que podem ser recicláveis, adquirir produtos orgânicos e comprar produtos de limpeza biodegradáveis compõem as dimensões da consciência ambiental dos consumidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


