Mensuração da consciência ambiental dos consumidores: proposta e validação de escala

Autori

  • Victor Henrique Medronha da Silva PPGDTSA/UFPel
  • Elvis Silveira-Martins PPGDTSA/UFPel
  • Iliane Müller Otto PPGDTSA/UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465925201

Abstract

A identificação da consciência ambiental dos consumidores é fonte de interesse de pesquisadores, em função da associação desse tema com outros construtos teóricos, feita muitas vezes de maneira preditiva; dos tomadores de decisões organizacionais, devido à potencialidade de comercialização de produtos ambientalmente corretos; e da sociedade em geral, em virtude da preocupação com as gerações futuras. Nesse sentido, emerge a necessidade de proposição e validação de uma escala que possa auxiliar na identificação da consciência ambiental dos consumidores, o que constitui o objetivo deste artigo. No desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a técnica survey para a coleta de dados junto a uma amostra de 128 respondentes, empregando-se a análise fatorial exploratória para o tratamento dos dados. A análise dos dados identificou quatro fatores, que podem ser denominados como reutilização, reciclagem, orgânicos e biodegradáveis, permitindo concluir que pensar constantemente na reutilização de resíduos, comprar produtos e embalagens fabricados com material reciclado ou que podem ser recicláveis, adquirir produtos orgânicos e comprar produtos de limpeza biodegradáveis compõem as dimensões da consciência ambiental dos consumidores.

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Biografia autore

Elvis Silveira-Martins, PPGDTSA/UFPel

Doctor in Administration and Tourism at University of Vale do Itajaí (2012), Master in Administration at University of Vale do Itajaí (2006), undergraduate in Administration at University of Passo Fundo (2003). Currently is Professor of the undergraduate’s (administration) and master’s courses (academic: PPGDTSA and professional: PROFIAP) and ad hoc appraiser of the Education Department of Brazil. Is Editor of the Tourism and Administration Electronic Review. Has experience on the management of education and industry organization. Scientific awards: 2011 – The best paper strategic organizational area in XIV SemeAd (Seminars of Administration); 2016 – Honorable mention paper strategic organizational management area in 2016 ADM (International Congress of Administration). The themes of Strategic behavior; entrepreneurial orientation; dynamic capabilities; organizational ambidexterity ; environment and performance are research interests.

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Pubblicato

2017-12-01

Come citare

Silva, V. H. M. da, Silveira-Martins, E., & Otto, I. M. (2017). Mensuração da consciência ambiental dos consumidores: proposta e validação de escala. Revista De Administração Da UFSM, 10, 63–78. https://doi.org/10.5902/1983465925201