Empreendedorismo feminino: características e perfil de gestão em pequenas e médias empresas

Autores

  • Cibele Barsalini Martins UNINOVE
  • Luciana Helena Crnkovic UNINOVE
  • Nadia Kassouf Pizzinatto UNINOVE
  • Emerson Antonio Maccari UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346592378

Resumo

A crescente participação das mulheres na área de empreendedorismo possibilita vislumbrar um futuro em que ambos os gêneros venham a atuar nesta área em situação de equilíbrio. A concretização dessa possibilidade, considerando o cenário econômico brasileiro para os próximos anos, representaria mais do que uma perspectiva particularmente otimista, mas um acontecimento necessário, tendo em vista a exigência de crescimento da economia brasileira. Neste artigo têm-se dois objetivos: primeiro, conhecer as características pessoais de empreendedoras relacionadas à sua origem, trajetória educacional, experiência profissional e vida pessoal e, posteriormente, a identificação de parâmetros que descrevam o papel da mulher empreendedora nas pequenas e médias empresas. O método de trabalho baseou-se em uma abordagem exploratório-descritiva e estudos multicasos; e a análise dos dados utilizou a metodologia BigFive Personality Model. Durante a pesquisa realizada ficou evidente que os obstáculos são inúmeros e aparentemente insolúveis. No entanto, todas as empreendedoras entrevistadas mostraram uma marca em comum: determinação para perseguir objetivos, alcançar metas e superar dificuldades, mas é inegável que a vida particular das empreendedoras foi afetada de modo diferenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-18

Como Citar

Martins, C. B., Crnkovic, L. H., Pizzinatto, N. K., & Maccari, E. A. (2010). Empreendedorismo feminino: características e perfil de gestão em pequenas e médias empresas. Revista De Administração Da UFSM, 3(2), 288–302. https://doi.org/10.5902/198346592378

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>