Fatores inibidores da criatividade na educação superior: um olhar dos discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465921567

Palavras-chave:

Inhibitory factors, Development of creativity, Higher education

Resumo

Este artigo apresenta os fatores inibidores percebidos por alunos do curso de Administração de Empresas à promoção de condições adequadas à expressão e ao desenvolvimento da criatividade na formação profissional. Investiga os fatores inibidores à promoção da criatividade no Ensino Superior apontados pela literatura, de forma individual, mas também de forma coletiva, organizando-os em três grupos: direção da unidade de ensino superior, coordenação pedagógica e corpo docente. A pesquisa foi realizada em Instituições de Ensino Superior (IES), duas privadas e uma pública, com a participação de 262 alunos. Os resultados indicaram que os principais fatores inibidores à promoção da criatividade são os relativos à direção e ao corpo docente da IES. De forma individual, os três principais fatores inibidores apontados pelos alunos foram: escassez de recursos materiais, elevados números de alunos em sala de aula e presença de alunos indisciplinados que perturbam o trabalho docente. Destaca-se que a percepção quanto aos fatores inibidores não variou entre os alunos da instituição pública e os das instituições privadas.  

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Biografia do Autor

Hélio Trindade de Matos, Universidade Nove de Julho, Vila Prudente, SP

Profº. Me. Hélio T.  Matos
Departamento de Ciências Contábeis e Administração - DECCA/UFMA
Mestre em Desenvolvimento Social e Regional
Doutorando em Administração pelo PPGA/UNINOVE

Heidy Rodriguez Ramos, Universidade Nove de Julho, Vila Prudente, SP

Professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) e no Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS)  da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Jaime Blanco Rodrigues, Faculdade Mario Schenberg, Granja Viana, Cotia, SP

Professor de Administração de Empresas e Engenharia Civil – Faculdade Mario Schenberg (FMS).Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE/SP), Brasil.

 

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Publicado

2019-02-27

Como Citar

Matos, H. T. de, Ramos, H. R., & Rodrigues, J. B. (2019). Fatores inibidores da criatividade na educação superior: um olhar dos discentes. Revista De Administração Da UFSM, 11(5), 1147–1163. https://doi.org/10.5902/1983465921567

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