Consumo consciente, meio ambiente e desenvolvimento sustentável: análise da tomada de decisão com base nas heurísticas

Autores

  • Daniele Nespolo Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Verena Alice Borelli Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Andréa Cristina Fermiano Fidelis Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Sandro Manoel Machado Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Jefferson Marçal da Rocha Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465921549

Resumo

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável, nos últimos anos, vêm sendo considerados assuntos pertinentes e presentes na sociedade, devido ao impacto que ocasionam no nosso cotidiano. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio das heurísticas, a tomada de decisão dos indivíduos relacionada à preservação do meio ambiente. Desenvolveu-se, para isso, uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e exploratória, lançando mão de pesquisa bibliográfica e de levantamento de dados por meio de um questionário baseado na escala Likert, com cinco pontos. Para proceder à análise dos dados, com utilização do software IBM SPSS Statistics 20, aplicaram-se a estatística descritiva e a correlação simples. Evidenciou-se que as maiores correlações estão relacionadas ao entendimento e à compreensão dos temas abordados neste estudo e que as menores estão relacionadas ao comportamento dos indivíduos quanto às questões ambientais. Desse modo, pode-se afirmar que existe um entendimento acerca das questões ambientais e sustentáveis que emergem no contexto atual; entretanto, ainda são necessárias atitudes voltadas às ações ambientais.

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável, nos últimos anos, vem sendo considerados assuntos pertinentes e presentes na sociedade, devido ao impacto que os mesmos resultam no nosso cotidiano. Assim sendo, o objetivo do estudo foi de analisar por meio das heurísticas, a tomada de decisão dos indivíduos, relacionada à preservação do meio ambiente. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, tendo objetivo exploratório e lançando mão dos procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. O questionário estruturado foi desenvolvido baseado na Escala Likert, com cinco pontos. Na análise dos dados, com utilização do software IBM SPSS Statistics 20, aplicou-se a estatística descritiva e correlação simples. Evidenciou-se que as maiores correlações estão relacionadas ao entendimento e compreensão dos temas abordados neste estudo e os menores estão relacionadas ao comportamento dos indivíduos quanto às questões ambientais. Deste modo, pode-se afirmar que há o entendimento das questões ambientais e sustentáveis que emergem no contexto atual, entretanto ainda são necessárias atitudes voltadas às ações ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Nespolo, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Estudante - Doutorado em Administração UCS

Verena Alice Borelli, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Estudante - Mestrado em Administração UCS

Andréa Cristina Fermiano Fidelis, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Estudante - Mestrado em Administração UCS

Sandro Manoel Machado, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Estudante - Doutorado em Administração UCS

Downloads

Publicado

2016-08-07

Como Citar

Nespolo, D., Borelli, V. A., Fidelis, A. C. F., Machado, S. M., Olea, P. M., & Rocha, J. M. da. (2016). Consumo consciente, meio ambiente e desenvolvimento sustentável: análise da tomada de decisão com base nas heurísticas. Revista De Administração Da UFSM, 9, 137–148. https://doi.org/10.5902/1983465921549

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)