Consumo consciente, meio ambiente e desenvolvimento sustentável: análise da tomada de decisão com base nas heurísticas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465921549Resumen
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável, nos últimos anos, vêm sendo considerados assuntos pertinentes e presentes na sociedade, devido ao impacto que ocasionam no nosso cotidiano. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi analisar, por meio das heurísticas, a tomada de decisão dos indivíduos relacionada à preservação do meio ambiente. Desenvolveu-se, para isso, uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e exploratória, lançando mão de pesquisa bibliográfica e de levantamento de dados por meio de um questionário baseado na escala Likert, com cinco pontos. Para proceder à análise dos dados, com utilização do software IBM SPSS Statistics 20, aplicaram-se a estatística descritiva e a correlação simples. Evidenciou-se que as maiores correlações estão relacionadas ao entendimento e à compreensão dos temas abordados neste estudo e que as menores estão relacionadas ao comportamento dos indivíduos quanto às questões ambientais. Desse modo, pode-se afirmar que existe um entendimento acerca das questões ambientais e sustentáveis que emergem no contexto atual; entretanto, ainda são necessárias atitudes voltadas às ações ambientais.
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável, nos últimos anos, vem sendo considerados assuntos pertinentes e presentes na sociedade, devido ao impacto que os mesmos resultam no nosso cotidiano. Assim sendo, o objetivo do estudo foi de analisar por meio das heurísticas, a tomada de decisão dos indivíduos, relacionada à preservação do meio ambiente. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, tendo objetivo exploratório e lançando mão dos procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. O questionário estruturado foi desenvolvido baseado na Escala Likert, com cinco pontos. Na análise dos dados, com utilização do software IBM SPSS Statistics 20, aplicou-se a estatística descritiva e correlação simples. Evidenciou-se que as maiores correlações estão relacionadas ao entendimento e compreensão dos temas abordados neste estudo e os menores estão relacionadas ao comportamento dos indivíduos quanto às questões ambientais. Deste modo, pode-se afirmar que há o entendimento das questões ambientais e sustentáveis que emergem no contexto atual, entretanto ainda são necessárias atitudes voltadas às ações ambientais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.