Avaliação do nível de satisfação dos clientes de um restaurante em Santa Maria – RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916828

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo avaliar o nível de satisfação dos clientes de um restaurante em Santa Maria – RS, por meio de análise estatística descritiva, com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias para o restaurante avaliado. Os clientes foram convidados a avaliar, para cada item, a sua satisfação, numa escala likert. Os resultados mostraram que restaurante parece atender muito bem as expectativas dos clientes com relação à sua estrutura interna, ao layout, à acessibilidade, à localização, às opções e à rapidez no pagamento, assim como no preço cobrado, além de todos os aspectos relacionados com a alimentação. No entanto, foi verificado que os maiores índices de insatisfação estão relacionados com o cheiro do ambiente interno, o estacionamento e a decoração interna. Os resultados apontados por essa pesquisa, assim como as recomendações de melhoria, serão encaminhados ao restaurante para que possam ser tomadas as medidas necessárias a fim de garantir a melhoria contínua da qualidade dos seus serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

José Renê de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (1992), graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (1988),em Administração pela Faculdade Antônio Meneghetti (2012) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). 

Angela Pellegrin Ansuj, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil(2000)
Professor Associado 4 da Universidade Federal de Santa Maria , Brasil

Andreas Dittmar Weise, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Revalidou seu diploma de graduação obtido na Universitat Leipzig (1999), como equivalente ao do Curso de Engenharia de Produção ministrado na Universidade Federal de Rio de Janeiro (2010). Fez mestrado em Industrial-Engineering and -Management - Universitat Leipzig (Karl Marx) (2005) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor adjunto em regime de dedicação exclusiva e chefe de departamento na Universidade Federal de Santa Maria, lotado no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas.

Referências

ARAUJO, A. C.; CHAMIE, B. C.; NASCIMENTO, C. L.; MARINHO, B. L. Qualidade de serviços em restaurantes finos na cidade de São Paulo (2010) In SemeAd, XIII, Anais..., 2010.

BARLOW, J.; MOLLER, C. Reclamação de Cliente? Não tem melhor presente: usando o feedback do cliente como uma ferramenta estratégica. São Paulo: Futura, 1996.

BATESON, J.E.G. et al. Marketing de serviços. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BERRY L.L.; PARASURAMAN, A. Serviços de marketing: competindo através da qualidade. São Paulo: Maltese-Norma, 1992.

BORTOLOTTI, S. L. V. et al . Consumer satisfaction and item response theory: creating a measurement scale. Gest. Prod., São Carlos, v. 19, n. 2, 2012.

CORREA, C.; HANSEN, D. R. Qualidade de serviços em restaurantes de São Paulo premiados pelo TripAdvisor: análise do conteúdo gerado pelo usuário . Revista Hospitalidade, v.XI, n. 2, dezembro de 2014.

DUBE, L. et al. Measuring customer satisfaction for strategic management. Cornell Hotel and Restaurant Administration Quarterly, New York: v. 35, n.º 1, p.39-48, 1994.

FADEL, M. A. V.; REGIS FILHO, G. I. Percepção da qualidade em serviços públicos de saúde: um estudo de caso. RAP, Rio de Janeiro, 43(1):07-22, JAN./FEV. 2009.

HOWARD, J.A. et al. The Theory of Buyer Behavior. John Wiley & Sons, 1969.

KOTLER, P. Administração de Marketing: Analise, Planejamento, Implementação e Controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

MEHRABIAN A. et al. An approach to environmental psychology. Cambridge, MA: MIT Press, 1974.

OLIVER, R. L. Measurement and Evaluation of Satisfaction Processes in Retailing Settings. Journal of Retailing, v. 57, n. 3, 1981, p. 25-48.

OLIVER, R. L. Cognitive, affective, and attribute bases of the satisfaction response. Journal of Consumer Research, Chicago: v. 20, p. 418-430, 1993.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of Marketing, v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985.

PASSADOR, J. L.; FILHO, D. O. L.; SPANHOL, P. S.; RODRIGUES, F. S.; SABES, J. J. S. A percepção do consumidor de alimentos “fora de casa”: um estudo multicaso na cidade de Campo Grande/MS. In: SIMPEP, XIII, Anais..., Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 2006.

PINHEIRO, F. A.; LEITE, A. A. M.; OLIVEIRA, M. S. A. Avaliação da Qualidade Percebida em um restaurante temático-típico. Revista Gerenciais, v.7, n.1, p.53-59, São Paulo, 2008.

ROSSI, C. A. V., SLONGO, L. A. Pesquisa de Satisfação de clientes: o Estado-da-Arte e Preposição de um Método Brasileiro. Revista de Administração Contemporânea, 1998.

RYU, K.; JANG, S. The effect of environmental perceptions on behavioral intentions through emotions: the case of upscale restaurants. Journal of Hospitality & Tourism Research, 31 (1), p. 56-72, 2007.

SALAZAR, V. S.; FARIAS, S. A.; LUCIAN, R. Emoção, ambiente e sabores: a influência do ambiente de serviços na satisfação de consumidores de restaurantes gastronômicos. Observatório de Inovação do Turismo, volume III – número 4, pg. 1-19, dezembro de 2008.

SCHMITT, B. H. Marketing experimental: das características e benefícios às experiências. São Paulo: Nobel, 2000.

SILVA, L. M. T., MEDEIROS, C. A. F., COSTA, B. K. Qualidade dos Serviços Turísticos no Setor de Restaurantes: Uma Aplicação do Modelo

SERVPERF. Revista Hospitalidade, Vol. VI, n.2, Dez., 2009.

SOUSA, K. C. P. A qualidade dos serviços prestados nos restaurantes de Sobral. Revista Brasileira de Literatura Fantástica, 2012.

TINOCO, M. A. C; RIBEIRO, J. L. D. Estudo qualitativo dos principais atributos que determinam a percepção de qualidade e de preço dos consumidores de restaurantes a la carte. Gest. Prod. São Carlos, v. 15, n. 1, p. 73-87, Apr. 2008.

WAKEFIELD et al. The importance of services capes in leisure service settings. Journal of Services Marketing, Chicago: Vol. 8 No.3, pp.66-76, 2004.

WALL, E. A. et al. The combined effects of the physical environment and employee behavior on customer perception of restaurant service quality. Cornell Hotel and Restaurant Administration Quarterly, v. 48, n. 1, p.59 – 69, 2007.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Moreira Junior, F. de J., Oliveira, J. R. de, Ansuj, A. P., & Weise, A. D. (2019). Avaliação do nível de satisfação dos clientes de um restaurante em Santa Maria – RS. Revista De Administração Da UFSM, 12(3), 434–450. https://doi.org/10.5902/1983465916828

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)