Sustentabilidade e educação superior: análise das ações de sustentabilidade de duas instituições de ensino superior de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465916298Resumo
Este estudo, de caráter qualitativo e descritivo, tem como objetivo compreender os conceitos de sustentabilidade e identificar como estes estão inseridos no planejamento das ações em Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina. Para tanto, foi realizada uma breve revisão bibliográfica sobre o tema sustentabilidade, bem como sobre a relação da sustentabilidade com a educação e, posteriormente, com as IES. O problema do presente estudo consiste, assim, em identificar de que forma as IES pesquisadas estão inserindo a sustentabilidade, de maneira prática, em suas atividades institucionais. Os resultados encontrados demonstraram que as IES adotam posturas que vêm ao encontro ao contexto mundial, tanto em suas ações institucionais, incluindo a prática dos cursos oferecidos ao seu público-alvo, quanto na sua imagem perante a comunidade. Portanto, por meio da análise de documentos impressos e informações disponíveis no site institucional das IES estudadas – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SC) e Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) –, foi possível identificar que, as duas organizações se utilizam de ações e práticas para a inserção da sustentabilidade em suas atividades institucionais, o que responde prontamente ao objetivo geral deste estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.