Inovação de varejo sustentável: e-commerce e comércio justo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465912230Resumo
Com os mercados progressivamente mais competitivos, prezar por um relacionamento de longo prazo com os consumidores é cada vez mais importante, tornando necessário olhar para eles com atenção ao embarcar em qualquer uma das tendências vigentes no varejo. O consumo, por sua vez, é uma atividade fruto de um processo sociocultural, no qual são embutidos valores, princípios e preferências que condicionam as escolhas. O objetivo de pesquisa do presente estudo reside em investigar a inovação no contexto das atividades varejistas, analisando sob a ótica da inovação sustentável. Em especial, o presente artigo busca estudar o comércio justo no âmbito das lógicas predominantes no varejo competitivo. A pergunta de pesquisa é: uma parceria entre empresa varejista e um negócio social de comércio justo configura como inovação sustentável? Para abordar a questão, a qual detém um caráter exploratório, um estudo de caso é proposto sobre o E-Solidário, uma parceria entre a Solidarium e o Walmart, que juntos têm como objetivo ser o maior canal de comércio justo no Brasil. Verificou-se uma inovação de varejo sustentável como resultado dessa parceria entre as duas organizações, com benefícios para ambas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


