Inovação de varejo sustentável: e-commerce e comércio justo

Autor/innen

  • Lívia Tiemi Bastos Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
  • Paulo Roberto Feldmann Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
  • Nuno Manoel Martins Dias Fouto Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912230

Abstract

Com os mercados progressivamente mais competitivos, prezar por um relacionamento de longo prazo com os consumidores é cada vez mais importante, tornando necessário olhar para eles com atenção ao embarcar em qualquer uma das tendências vigentes no varejo. O consumo, por sua vez, é uma atividade fruto de um processo sociocultural, no qual são embutidos valores, princípios e preferências que condicionam as escolhas. O objetivo de pesquisa do presente estudo reside em investigar a inovação no contexto das atividades varejistas, analisando sob a ótica da inovação sustentável. Em especial, o presente artigo busca estudar o comércio justo no âmbito das lógicas predominantes no varejo competitivo. A pergunta de pesquisa é: uma parceria entre empresa varejista e um negócio social de comércio justo configura como inovação sustentável? Para abordar a questão, a qual detém um caráter exploratório, um estudo de caso é proposto sobre o E-Solidário, uma parceria entre a Solidarium e o Walmart, que juntos têm como objetivo ser o maior canal de comércio justo no Brasil. Verificou-se uma inovação de varejo sustentável como resultado dessa parceria entre as duas organizações, com benefícios para ambas.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Lívia Tiemi Bastos, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, com graduação em economia pela Universidade Federal do Paraná.

Paulo Roberto Feldmann, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo, com graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP.

Nuno Manoel Martins Dias Fouto, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo, com graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo.

Veröffentlicht

2014-04-02

Zitationsvorschlag

Bastos, L. T., Feldmann, P. R., & Fouto, N. M. M. D. (2014). Inovação de varejo sustentável: e-commerce e comércio justo. Revista De Administração Da UFSM, 7. https://doi.org/10.5902/1983465912230

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in