Capacidades dinâmicas e capital social organizacional: um estudo exploratório em ambiente de incubadora e parque tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465910799Resumen
Os parques tecnológicos e as incubadoras tecnológicas têm sido utilizados como forma de implementação de políticas públicas para o desenvolvimento de inovação e empreendedorismo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é compreender a relação entre Capacidades Dinâmicas (CDs) e Capital Social Organizacional (CSO) no ambiente de incubadora e parque tecnológico. Em relação ao método, trata-se de um estudo de caso exploratório e qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base na análise de conteúdo. Quanto aos resultados, foi possível identificar a relação entre as CDs e o CSO, com destaque ao desenvolvimento de recursos e de capacidades via laços sociais e ao papel da Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale (VALETEC) e da Incubadora Tecnológica da Feevale (ITEF) como agentes de promoção de interação social. Tais achados sugerem que a trajetória tem o papel de potencializar os benefícios que as empresas podem obter via CSO.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

