Proposição do modelo DTC para gestão do conhecimento em empresas de consultoria em tecnologia de informação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465910754Resumo
Este artigo teve como objetivo propor, dentro do modelo de gestão do conhecimento, as principais práticas que promovem a aprendizagem dos profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI). A base teórica para este estudo consistiu na validação de um modelo proposto pelos autores, que se baseou no modelo de aprendizagem cunhado por Peter Senge, em seu livro “A Quinta Disciplina”, cuja abordagem destaca que, para a aprendizagem organizacional, cinco disciplinas são importantes: pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, construção de uma visão compartilhada e aprendizagem em equipe. Além do modelo proposto por Senge (2001), este estudo destaca a importância das comunidades de práticas na transferência do conhecimento como uma maneira de promover a aprendizagem individual e organizacional. O modelo estatístico destacou o domínio pessoal, a transferência do conhecimento e as comunidades de prática como os principais fatores para a aprendizagem desses profissionais, fato que motivou os pesquisadores a chamarem o modelo de DTC. Portanto, este estudo se constitui em uma ferramenta para empresas ou pesquisadores que desejam melhorar as práticas adotadas para a aprendizagem organizacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


