Práticas de responsabilidade social corporativa e gestão de pessoas no contexto brasileiro: uma análise das empresas modelo em sustentabilidade e melhores para trabalhar

Autores

  • Simone Alves Pacheco de Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Taís de Andrade Universidade Federal de Santa Maria
  • Vania de Fátima Barros Estivalete Universidade Federal de Santa Maria
  • Vivian Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Armanini Stefanan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465910607

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e as práticas de Gestão de Pessoas nas organizações consideradas modelo em sustentabilidade, RSC e melhores empresas para trabalhar. Realizou-se uma pesquisa através dos Guias Exame de Sustentabilidade e Melhores Empresas para Trabalhar, da Editora Abril S.A, compreendendo o período de 2006 a 2011. Ao analisar as práticas de RSC associadas à dimensão Social/Cultural, observou-se que os resultados expõem uma maior preocupação com o apoio à educação e com o desenvolvimento local. Em relação à dimensão ambiental/ecológica da RSC, constatou-se o predomínio de práticas relacionadas ao uso de materiais recicláveis. As práticas de Gestão de Pessoas priorizadas sinalizam ações tradicionais, resultando em menor preocupação com os aspectos sociais, comportamentais e éticos. As organizações investigadas são consideradas modelo em GP e RSC, porém foram evidenciadas lacunas relacionadas à interação da Gestão de Pessoas com as práticas de RSC, a dentro das empresas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Alves Pacheco de Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Taís de Andrade, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria. Professora na Universidade Federal de Santa Maria - Campus Silveira Martins.

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é Pró-Reitora de Recursos Humanos da UFSM e professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas. Possui Doutorado em Agronegócios pela UFRGS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos.

Vivian Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração da Universidade Federal de Santa Maria e Professora Substituta no Departamento de Ciências Administrativas da UFSM.

Aline Armanini Stefanan, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração e acadêmica de Estatística na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2014-12-14

Como Citar

Campos, S. A. P. de, de Andrade, T., Estivalete, V. de F. B., Costa, V. F., & Stefanan, A. A. (2014). Práticas de responsabilidade social corporativa e gestão de pessoas no contexto brasileiro: uma análise das empresas modelo em sustentabilidade e melhores para trabalhar. Revista De Administração Da UFSM, 8(2), 184–201. https://doi.org/10.5902/1983465910607

Edição

Seção

Artigos