Práticas de responsabilidade social corporativa e gestão de pessoas no contexto brasileiro: uma análise das empresas modelo em sustentabilidade e melhores para trabalhar
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465910607Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e as práticas de Gestão de Pessoas nas organizações consideradas modelo em sustentabilidade, RSC e melhores empresas para trabalhar. Realizou-se uma pesquisa através dos Guias Exame de Sustentabilidade e Melhores Empresas para Trabalhar, da Editora Abril S.A, compreendendo o período de 2006 a 2011. Ao analisar as práticas de RSC associadas à dimensão Social/Cultural, observou-se que os resultados expõem uma maior preocupação com o apoio à educação e com o desenvolvimento local. Em relação à dimensão ambiental/ecológica da RSC, constatou-se o predomínio de práticas relacionadas ao uso de materiais recicláveis. As práticas de Gestão de Pessoas priorizadas sinalizam ações tradicionais, resultando em menor preocupação com os aspectos sociais, comportamentais e éticos. As organizações investigadas são consideradas modelo em GP e RSC, porém foram evidenciadas lacunas relacionadas à interação da Gestão de Pessoas com as práticas de RSC, a dentro das empresas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.