Análise de pesquisas quantitativas sobre os temas comportamento do consumidor e saciação na base de dados Web of Science

Autores

  • Cleber Cervi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Ana Paula Kieling Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Andrea Valéria Steil Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Artur Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465910323

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mapear as pesquisas quantitativas relacionadas aos temas comportamento do consumidor e saciação por meio dos recursos existentes na base de dados ISI Web of Science. A revisão sistemática localizou 731 estudos relacionados à saciação em 28 periódicos distintos. Desta amostra, buscou-se estudar os artigos de pesquisa quantitativa que relacionam comportamento do consumidor e saciação em seu conteúdo. Através da análise, percebeu-se que a pesquisa experimental e a modelagem são os principais métodos utilizados. Outro fato interessante é que os aspectos psicológicos, principalmente os cognitivos, têm recebido bastante destaque nas pesquisas relacionadas à saciação e ao comportamento do consumidor. Por fim, destaca-se que investigar a influência das emoções e de fatores cognitivos específicos na saciação tem potencial promissor para pesquisas futuras em relação ao tema analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Cervi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Possui graduação em Administração (2008), MBA em Gestão Empresarial (2012) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. (2014)

Ana Paula Kieling, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui Graduação em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade Metodista de Santa Maria (2008), Atualização em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (2009) e MBA em Marketing Estratégico pela Universidade do Vale do Itajai (2011) e metrado em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014).

Andrea Valéria Steil, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

É Psicóloga, mestre em Administração e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000).

João Artur Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000).

Downloads

Publicado

2015-11-09

Como Citar

Cervi, C., Kieling, A. P., Steil, A. V., Dandolini, G. A., & Souza, J. A. (2015). Análise de pesquisas quantitativas sobre os temas comportamento do consumidor e saciação na base de dados Web of Science. Revista De Administração Da UFSM, 8(3), 438–454. https://doi.org/10.5902/1983465910323

Edição

Seção

Artigos