Alinhamento entre estratégia de remuneração executiva e estratégia de negócios: um estudo de melhores práticas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465988310Parole chiave:
Remuneração executiva, Comitê de remuneração, Estratégia de remuneração, Governança corporativa, AlinhamentoAbstract
Finalidade: O objetivo principal desta pesquisa é identificar os mecanismos adotados pelos conselhos de administração e comitês de remuneração das empresas listadas no Novo Mercado da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil, que relacione o alinhamento da estratégia de remuneração executiva, com a estratégia de negócio.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e exploratória, baseada no método de entrevistas com especialistas. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas com conselheiros e/ou membros de comitês de assessoramento ao conselho. Para a análise de conteúdo utilizou-se a técnica de codificação em três níveis (aberta, axial e teórica), através do uso do software Atlas.TI.
Constatações: Os resultados obtidos apontaram para uma complementação do modelo teórico proposto, através da incorporação de subcategorias de análise que emergiram dos dados empíricos coletados nas entrevistas com especialistas.
Originalidade: A principal contribuição do presente estudo é apontar os elementos Facilitatorrs e principais Obstacles ao alinhamento entre estratégia de remuneração e estratégia de negócios, e propor um guia de boas práticas para conselhos de administração e comitês encarregados da remuneração dos executivos.
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