Alinhamento entre estratégia de remuneração executiva e estratégia de negócios: um estudo de melhores práticas

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1983465988310

Mots-clés :

Remuneração executiva, Comitê de remuneração, Estratégia de remuneração, Governança corporativa, Alinhamento

Résumé

Finalidade: O objetivo principal desta pesquisa é identificar os mecanismos adotados pelos conselhos de administração e comitês de remuneração das empresas listadas no Novo Mercado da B3, a bolsa de valores oficial do Brasil, que relacione o alinhamento da estratégia de remuneração executiva, com a estratégia de negócio.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada e exploratória, baseada no método de entrevistas com especialistas. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas com conselheiros e/ou membros de comitês de assessoramento ao conselho. Para a análise de conteúdo utilizou-se a técnica de codificação em três níveis (aberta, axial e teórica), através do uso do software Atlas.TI.

Constatações: Os resultados obtidos apontaram para uma complementação do modelo teórico proposto, através da incorporação de subcategorias de análise que emergiram dos dados empíricos coletados nas entrevistas com especialistas.

Originalidade: A principal contribuição do presente estudo é apontar os elementos Facilitatorrs e principais Obstacles ao alinhamento entre estratégia de remuneração e estratégia de negócios, e propor um guia de boas práticas para conselhos de administração e comitês encarregados da remuneração dos executivos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Claudia Zarenczansky, FIA Business School - Mestrado Profissional em Gestão de Negócios

Mestre em Gestão de Negócios pela FIA Business School. Bacharel e Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui mais de 25 anos de experiência como executiva de Recursos Humanos  em empresas multinacionais. É sócia da empresa AptaXR, onde presta serviços profissionais de consultoria nas áreas de reestruturação organizacional e remuneração executiva.

Marco Antonio da Costa Sabino, FIA Business School - Mestrado Profissional em Gestão de Negócios

Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Doutor em Ciencias, pela Universidade de São Paulo. Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É especialista em Direito Processual Civil pela mesma Instituição e Pós-graduado em Direito Civil pela FADISP – Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo. Especialista em Educação (Docência no Ensino Superior) pela Universidade Anhembi-Morumbi. É sócio do Mannrich e Vasconcelos Advogados, onde coordena as áreas de Resolução de Conflitos, Governança e Compliance, Mídia e Internet.

Mafalda Maria de Medeiros Anderson, FIA Business School - Mestrado Profissional em Gestão de Negócios

Mestre em Administração - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas; MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Bacharel em Psicologia – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Professora do Nível Superior (presencial e online). Experiência de 25 anos na área de Recursos Humanos.

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Publié-e

2024-10-15

Comment citer

Zarenczansky, C., Sabino, M. A. da C., & Anderson, M. M. de M. (2024). Alinhamento entre estratégia de remuneração executiva e estratégia de negócios: um estudo de melhores práticas. Revista De Administração Da UFSM, 17(3), e10. https://doi.org/10.5902/1983465988310

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