Utilização de um Sistema de Provas Eletrônicas (SPE) como estratégia de ensino e avaliação de aprendizagem: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior (IES)
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346598142Abstract
O estudo objetiva identificar as contribuições de um Sistema de Provas Eletrônicas (SPE) nos processos de ensino e avaliação da aprendizagem dos acadêmicos dos cursos de graduação presenciais em Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior. Um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados foi realizado. As principais contribuições destacadas pelos docentes nos processos de ensino e avaliação da aprendizagem estão relacionadas à identificação de áreas de melhoria, o reforço de conteúdos ministrados durante o curso, a consolidação de conceitos básicos, a ampliação dos conhecimentos gerais (aprendizagem multidisciplinar), maior qualidade de ensino e melhores níveis de aprendizagem. Os resultados encontrados mostram que o desempenho dos alunos nas avaliações do SPE foi crescente, o que representa um melhor desempenho de todo o grupo analisado. Resultados similares foram observados nas avaliações bimestrais, em que o desempenho dos alunos também foi crescente e o desvio padrão menor, o que indica menor dispersão no desempenho geral dos alunos. Os resultados encontrados sugerem que os alunos observados estão alcançando melhor aprendizado de todo o conteúdo ministrado nos cursos, o que abre perspectivas para um novo campo de investigação. Conclui-se que o SPE pode ser uma eficiente estratégia de ensino e avaliação de aprendizagem.
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