Utilização de um Sistema de Provas Eletrônicas (SPE) como estratégia de ensino e avaliação de aprendizagem: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior (IES)

Autori

  • Vinicius Costa da Silva Zonatto Universidade Regional de Blumenau (FURB) Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
  • Elvis Silveira-Martins Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA)
  • Andréia Carpes Dani Universidade Regional de Blumenau (FURB) Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
  • Roberto Carlos Klann Universidade Regional de Blumenau (FURB) Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346598142

Abstract

O estudo objetiva identificar as contribuições de um Sistema de Provas Eletrônicas (SPE) nos processos de ensino e avaliação da aprendizagem dos acadêmicos dos cursos de graduação presenciais em Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior. Um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados foi realizado. As principais contribuições destacadas pelos docentes nos processos de ensino e avaliação da aprendizagem estão relacionadas à identificação de áreas de melhoria, o reforço de conteúdos ministrados durante o curso, a consolidação de conceitos básicos, a ampliação dos conhecimentos gerais (aprendizagem multidisciplinar), maior qualidade de ensino e melhores níveis de aprendizagem. Os resultados encontrados mostram que o desempenho dos alunos nas avaliações do SPE foi crescente, o que representa um melhor desempenho de todo o grupo analisado. Resultados similares foram observados nas avaliações bimestrais, em que o desempenho dos alunos também foi crescente e o desvio padrão menor, o que indica menor dispersão no desempenho geral dos alunos. Os resultados encontrados sugerem que os alunos observados estão alcançando melhor aprendizado de todo o conteúdo ministrado nos cursos, o que abre perspectivas para um novo campo de investigação. Conclui-se que o SPE pode ser uma eficiente estratégia de ensino e avaliação de aprendizagem.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Vinicius Costa da Silva Zonatto, Universidade Regional de Blumenau (FURB) Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

http://lattes.cnpq.br/1916486402947867

Vinícius Costa da Silva Zonatto

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB)

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 - Sala D 202 - Bairro Victor Konder

Caixa Postal 1507 - CEP 89012-900 - Blumenau/SC - Brasil

E-mail: viniciuszonatto@gmail.com - Fone: (47) 3321 0938


Elvis Silveira-Martins, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA)

http://lattes.cnpq.br/8935092122290271

Elvis Silveira-Martins

Doutor em Administração e Turismo (UNIVALI)

Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (PPGDTSA) da Universidade Federal de Pelotas (PPGDTSA/UFPEL)

Endereço: Avenida Jucelino K. de Oliveira, 3231Rua Antônio da Veiga, 140 - Apto. 201 - Centro

CEP 96020-045 - Pelotas/RS - Brasil

E-mail: elvisprofessor@gmail.com - Fone: (53) 8109 1338

 

Andréia Carpes Dani, Universidade Regional de Blumenau (FURB) Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

http://lattes.cnpq.br/1178450971204407

Andréia Carpes Dani

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração (FURB) no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 - Sala D 202 - Bairro Victor Konder

Caixa Postal 1507 - CEP 89012-900 - Blumenau/SC - Brasil

E-mail: andreiacarpesdani@gmail.com - Fone: (47) 3321 0938

Roberto Carlos Klann, Universidade Regional de Blumenau (FURB) Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

Roberto Carlos Klann

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB)

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 - Sala D 202 - Bairro Victor Konder

Caixa Postal 1507 - CEP 89012-900 - Blumenau/SC - Brasil

E-mail: rklann@furb.br - Fone: (47) 3321 0938

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-10-02

Come citare

Zonatto, V. C. da S., Silveira-Martins, E., Dani, A. C., & Klann, R. C. (2016). Utilização de um Sistema de Provas Eletrônicas (SPE) como estratégia de ensino e avaliação de aprendizagem: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior (IES). Revista De Administração Da UFSM, 9(3), 464–487. https://doi.org/10.5902/198346598142

Fascicolo

Sezione

Articles

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i