Utilização de um Sistema de Provas Eletrônicas (SPE) como estratégia de ensino e avaliação de aprendizagem: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior (IES)
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346598142Resumen
O estudo objetiva identificar as contribuições de um Sistema de Provas Eletrônicas (SPE) nos processos de ensino e avaliação da aprendizagem dos acadêmicos dos cursos de graduação presenciais em Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior. Um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados foi realizado. As principais contribuições destacadas pelos docentes nos processos de ensino e avaliação da aprendizagem estão relacionadas à identificação de áreas de melhoria, o reforço de conteúdos ministrados durante o curso, a consolidação de conceitos básicos, a ampliação dos conhecimentos gerais (aprendizagem multidisciplinar), maior qualidade de ensino e melhores níveis de aprendizagem. Os resultados encontrados mostram que o desempenho dos alunos nas avaliações do SPE foi crescente, o que representa um melhor desempenho de todo o grupo analisado. Resultados similares foram observados nas avaliações bimestrais, em que o desempenho dos alunos também foi crescente e o desvio padrão menor, o que indica menor dispersão no desempenho geral dos alunos. Os resultados encontrados sugerem que os alunos observados estão alcançando melhor aprendizado de todo o conteúdo ministrado nos cursos, o que abre perspectivas para um novo campo de investigação. Conclui-se que o SPE pode ser uma eficiente estratégia de ensino e avaliação de aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.