Estilos de aprendizagem e níveis de comprometimento organizacional: uma abordagem com residentes multiprofissionais da saúde
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597466Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/198346597466
O artigo investiga a relação entre os estilos de aprendizagem (E.A.) e os níveis de comprometimento organizacional (C.O.) de multiprofissionais da saúde para com um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Caracteriza-se como um estudo de caso de natureza quantitativa do tipo descritivo. Para a coleta dos dados utilizou-se o Inventário de E.A. de Kolb (1976) e a Escala de C.O. de Meyer, Allen e Smith (1993), validada no Brasil por Medeiros e Enders (1998). Como resultados têm-se: (i) quanto ao E.A., predominou o E.A. divergente, todavia, foram encontrados entre os pesquisados todos os E.A. definidos por Kolb (1976); (ii) com relação ao C.O., há comprometimento predominantemente de maneira afetiva com o Programa de Residência e, de forma oposta, há um comprometimento menor no nível instrumental e afiliativo; quanto à relação entre o E.A. e nível de C.O., há uma relação entre os E.A. assimilador e divergente com os níveis 3 e 4 de C.O., contudo, os E.A. acomodador e convergente não possuem relação com os níveis de C.O.
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