Utilização do método FMEA na identificação e análise dos impactos ambientais causados pelos postos de combustíveis: um estudo de caso.

Autori

  • Dayanna dos Santos Costa Maciel Universidade Federal de Campina Grande
  • Lúcia Santana de Freitas Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346596199

Abstract

O varejo de combustíveis é uma das atividades que geram impactos significativos ao meio ambiente. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os potenciais impactos ambientais causados pelas atividades desenvolvidas por um posto de distribuição de combustíveis à luz do método de Análise de Falha e seus Efeitos (FMEA). Utilizou-se como base teórica o modelo FMEA proposto por Vandenbrande (1998). Quanto à metodologia, a pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, utilizando-se do método estudo de caso. Para tanto, foram coletados dados primários e secundários. Os primários foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com o proprietário, gerente, frentistas, vendedoras e cozinheiras do restaurante, além da observação in loco; os secundários, por meio de relatórios, artigos, licenças ambientais, entre outros. Como resultado, identificou-se como de alto risco o impacto de contaminação humana; de médio risco o de contaminação de água, solo e incêndio; e de baixo risco o de resíduos. A conclusão é de que a utilização do método FMEA contribui para uma constante avaliação do risco ambiental e adoção de ações de mitigação, o que conduzirá à organização, melhoria de seus processos e acompanhamento de tais melhorias por meio da mensuração dos índices de criticidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Dayanna dos Santos Costa Maciel, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada, em Adminstração pela Universidade Federal de Campina Grande, atualmente aluna de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Recursos naturais na mesma instituição de ensino.

Lúcia Santana de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Professora da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, da Universidade Federal de Campina Grande e no Programa de Pós Graduação em Recursos naturais da UFCG.

##submission.downloads##

Pubblicato

2014-12-14

Come citare

Maciel, D. dos S. C., & Freitas, L. S. de. (2014). Utilização do método FMEA na identificação e análise dos impactos ambientais causados pelos postos de combustíveis: um estudo de caso. Revista De Administração Da UFSM, 7(4), 570–589. https://doi.org/10.5902/198346596199

Fascicolo

Sezione

Articles