Utilização do método FMEA na identificação e análise dos impactos ambientais causados pelos postos de combustíveis: um estudo de caso.
DOI :
https://doi.org/10.5902/198346596199Résumé
O varejo de combustíveis é uma das atividades que geram impactos significativos ao meio ambiente. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os potenciais impactos ambientais causados pelas atividades desenvolvidas por um posto de distribuição de combustíveis à luz do método de Análise de Falha e seus Efeitos (FMEA). Utilizou-se como base teórica o modelo FMEA proposto por Vandenbrande (1998). Quanto à metodologia, a pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, utilizando-se do método estudo de caso. Para tanto, foram coletados dados primários e secundários. Os primários foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com o proprietário, gerente, frentistas, vendedoras e cozinheiras do restaurante, além da observação in loco; os secundários, por meio de relatórios, artigos, licenças ambientais, entre outros. Como resultado, identificou-se como de alto risco o impacto de contaminação humana; de médio risco o de contaminação de água, solo e incêndio; e de baixo risco o de resíduos. A conclusão é de que a utilização do método FMEA contribui para uma constante avaliação do risco ambiental e adoção de ações de mitigação, o que conduzirá à organização, melhoria de seus processos e acompanhamento de tais melhorias por meio da mensuração dos índices de criticidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.