Utilização do método FMEA na identificação e análise dos impactos ambientais causados pelos postos de combustíveis: um estudo de caso.

Autor/innen

  • Dayanna dos Santos Costa Maciel Universidade Federal de Campina Grande
  • Lúcia Santana de Freitas Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346596199

Abstract

O varejo de combustíveis é uma das atividades que geram impactos significativos ao meio ambiente. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os potenciais impactos ambientais causados pelas atividades desenvolvidas por um posto de distribuição de combustíveis à luz do método de Análise de Falha e seus Efeitos (FMEA). Utilizou-se como base teórica o modelo FMEA proposto por Vandenbrande (1998). Quanto à metodologia, a pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, utilizando-se do método estudo de caso. Para tanto, foram coletados dados primários e secundários. Os primários foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com o proprietário, gerente, frentistas, vendedoras e cozinheiras do restaurante, além da observação in loco; os secundários, por meio de relatórios, artigos, licenças ambientais, entre outros. Como resultado, identificou-se como de alto risco o impacto de contaminação humana; de médio risco o de contaminação de água, solo e incêndio; e de baixo risco o de resíduos. A conclusão é de que a utilização do método FMEA contribui para uma constante avaliação do risco ambiental e adoção de ações de mitigação, o que conduzirá à organização, melhoria de seus processos e acompanhamento de tais melhorias por meio da mensuração dos índices de criticidade.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Dayanna dos Santos Costa Maciel, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada, em Adminstração pela Universidade Federal de Campina Grande, atualmente aluna de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Recursos naturais na mesma instituição de ensino.

Lúcia Santana de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Professora da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade, da Universidade Federal de Campina Grande e no Programa de Pós Graduação em Recursos naturais da UFCG.

Veröffentlicht

2014-12-14

Zitationsvorschlag

Maciel, D. dos S. C., & Freitas, L. S. de. (2014). Utilização do método FMEA na identificação e análise dos impactos ambientais causados pelos postos de combustíveis: um estudo de caso. Revista De Administração Da UFSM, 7(4), 570–589. https://doi.org/10.5902/198346596199

Ausgabe

Rubrik

Articles