O impacto da meritocracia em empresas de logística durante crises econômicas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465953208

Parole chiave:

Productivity. Competitiveness. Meritocracy.

Abstract

Finalidade: a meritocracia e incentivos à inovação são instrumentos na busca por eficiência e aumento de produtividade. O objetivo desse trabalho é demonstrar a correlação entre meritocracia e ganho de produtividade que uma rede de franquias apresentou em um ano de crise econômica no Brasil.

 

Desenho/metodologia/abordagem: o método de abordagem qualitativa e quantitativa dessa pesquisa usou da experimentação, com base em entrevistas, observação e análise de dados. Dois grupos de empresas, que totalizaram 92 empresas e 746 profissionais participaram da pesquisa.

 

Constatações: a gestão com base em reconhecimento e recompensa aos funcionários de um grupo de empresas mostrou um aumento de produtividade de até 25% em um ano de recessão da economia. No mesmo período, outro grupo de empresas do mesmo negócio, mas sem um sistema de remuneração com base em meritocracia obteve queda de 9%.

 

Limitações/implicações da pesquisa: esse trabalho sofreu por limitações quanto a influência da economia local de cada franquia nos resultados, impactando nas comparações dos grupos que participaram da pesquisa experimental.

 

Implicações práticas: empresas de logística podem utilizar esse trabalho para definir um modelo meritocrático que incentive colaboradores a buscar inovação em processos e contribuir para um melhor desempenho operacional.

 

Implicações sociais: a logística tem forte impacto na competitividade das empresas, da indústria ao comércio. Esse trabalho oferece visibilidade da influência da produtividade em empresas de logística na cadeia de abastecimento.

 

Originalidade/valor: esse trabalho contribui para a análise da influência da meritocracia na gestão de pessoas, especialmente em momento de crises econômicas.

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Biografie autore

Felipe Liberato Souza, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Empreendedorismo pela FEA-USP (2019), com especialização em Gestão de Negócios (ênfase em Logística) pela Fundação Dom Cabral (2016), em Negociação e Liderança pela Harvard University (2015), MBA pela Fundação Getúlio Vargas (2011), especialização em Docência do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas (2009), especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Lavras (2004) e graduado em Administração de Empresas com ênfase em Empreendedorismo pela Universidade Federal de Itajubá (2002). Professor em programa de pós-graduação lato sensu do Instituto Nacional de Tecnologia e Negócios - INATEN. Mentor no programa Sinergy da Universidade Federal de Itajubá em 2014. Gerente de Logística na GOL Linhas Aéreas (desde setembro de 2011), anteriormente Gerente de Vendas na LÍDER Aviação (de 2007 a 2011) e Gerente Comercial na AmBev (de 2004 a 2007).

Alvair Silveira Torres Júnior, Universidade de São Paulo - USP

Graduado em Tecnologia em Processos de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Comunicação Organizacional pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Especialista em Lean Production and Lean Management através de formação prática e conceitual com a consultoria internacional nipo-americana Shingijutsu Co. Professor doutor da Universidade de São Paulo- FEA-USP. Especialista em Lean Management, Lean Production e Indústria Automobilística. Autor e Co-autor dos Livros: Integração e Flexibilidade, Gestão do Conhecimento nas PME, Pequeno Dicionário de Termos da Empresa Globalizada, Tomada de Decisão nas Organizações. Ganhador do Prêmio INTERCOM 2001 de melhor tese de doutorado, segundo colocado do prêmio PricewaterhouseCoopers de Inovação Gerencial em 2002 e prêmio de melhor trabalho na área de Operações e Logística no XIX ENANGRAD em 2008, Menção Honrosa no SIMPOI 2010 na área de Operações e Logística. Premio Excelência em Publicações pela FEA-USP (2015). Tem experiência na área de Engenharia de Produtos, Gestão da Produção, Logística e Supply Chain , com ênfase em Lean Management, Lean Production, Lean Development e Lean Startup. Pesquisa a aplicação do Lean Startup no desenvolvimento de novos produtos e novos modelos de negócios, incluindo casos de Economia Circular.

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Pubblicato

2021-10-04

Come citare

Souza, F. L., & Torres Júnior, A. S. (2021). O impacto da meritocracia em empresas de logística durante crises econômicas. Revista De Administração Da UFSM, 14(3), 674–692. https://doi.org/10.5902/1983465953208

Fascicolo

Sezione

Articles