Aquarela sustentável: imagens representativas da concepção de sustentabilidade a partir de desenhos de crianças e adolescentes pessoenses
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465932612Abstract
Partindo-se do fato de que as crianças e adolescentes de hoje serão as gestoras das futuras sociedades, se faz relevante para a viabilidade de qualquer forma de sustentabilidade futura entender como estes indivíduos concebem essa maneira de administrar os recursos disponíveis, para assim possibilitar o alinhamento dessas formas de conceber com os princípios desta nova possibilidade de gerir, por meio da educação para a sustentabilidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as concepções de sustentabilidade de alunos do Ensino Fundamental I e II de uma escola particular localizada na cidade de João Pessoa a partir de desenhos. O estudo possui uma abordagem qualitativa e lança mão do método da análise fenomenográfica de desenhos. Os resultados revelam que os alunos do ensino fundamental I, em sua maioria, possuem uma concepção voltada apenas para o pilar ambiental e em menor grau para o social, enquanto os alunos do ensino fundamental II abordam em seus desenhos concepções mais amplas, envolvendo tanto elementos ambientais e sociais como econômicos, resultados estes que servem como evidência preliminar da eficácia das ações de educação para sustentabilidade na escola investigada. Entretanto não a comprovam, ensejando para tanto mais profunda investigação.Downloads
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