Aquarela sustentável: imagens representativas da concepção de sustentabilidade a partir de desenhos de crianças e adolescentes pessoenses

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465932612

Resumen

Partindo-se do fato de que as crianças e adolescentes de hoje serão as gestoras das futuras sociedades, se faz relevante para a viabilidade de qualquer forma de sustentabilidade futura entender como estes indivíduos concebem essa maneira de administrar os recursos disponíveis, para assim possibilitar o alinhamento dessas formas de conceber com os princípios desta nova possibilidade de gerir, por meio da educação para a sustentabilidade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as concepções de sustentabilidade de alunos do Ensino Fundamental I e II de uma escola particular localizada na cidade de João Pessoa a partir de desenhos. O estudo possui uma abordagem qualitativa e lança mão do método da análise fenomenográfica de desenhos. Os resultados revelam que os alunos do ensino fundamental I, em sua maioria, possuem uma concepção voltada apenas para o pilar ambiental e em menor grau para o social, enquanto os alunos do ensino fundamental II abordam em seus desenhos concepções mais amplas, envolvendo tanto elementos ambientais e sociais como econômicos, resultados estes que servem como evidência preliminar da eficácia das ações de educação para sustentabilidade na escola investigada. Entretanto não a comprovam, ensejando para tanto mais profunda investigação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Graduada em Ciências Contábeis pela UFSC.

Helaine Cristine Carneiro dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Graduada em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Arthur William Pereira da Silva, Universidade Potiguar - UnP

Doutorando em Administração pela Universidade Potiguar - UnP; Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA; Especialista em Gestão empresarial pela UnP; e, Graduado em Administração de Empresas pela UnP.

Christiano Coelho, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutorando em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB); Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Especialista em Gestão Contábil e Financeira pela União Educacional do Norte – UNINORTE; Graduado em Ciências Contábeis pela UFSC.   GMT Detectar idiomaAfricânerAlbanêsAlemãoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCatalãoCazaqueCebuanoChichewaChinês (Simp)Chinês (Trad)CingalêsCoreanoCrioulo haitianoCroataDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFinlandêsFrancêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGujaratiHauçaHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKannadaKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarathiMongolNepalêsNorueguêsPersaPolonêsPortuguêsPunjabiRomenoRussoSérvioSesothoSomáliaSuaíliSudanêsSuecoTadjiqueTagaloTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaYiddishZulu AfricânerAlbanêsAlemãoArabeArmênioAzerbaijanoBascoBengaliBielo-russoBirmanêsBósnioBúlgaroCatalãoCazaqueCebuanoChichewaChinês (Simp)Chinês (Trad)CingalêsCoreanoCrioulo haitianoCroataDinamarquêsEslovacoEslovenoEspanholEsperantoEstonianoFinlandêsFrancêsGalegoGalêsGeorgianoGregoGujaratiHauçaHebraicoHindiHmongHolandêsHúngaroIgboIndonésioInglêsIorubaIrlandêsIslandêsItalianoJaponêsJavanêsKannadaKhmerLaosianoLatimLetãoLituanoMacedônicoMalaialaMalaioMalgaxeMaltêsMaoriMarathiMongolNepalêsNorueguêsPersaPolonêsPortuguêsPunjabiRomenoRussoSérvioSesothoSomáliaSuaíliSudanêsSuecoTadjiqueTagaloTailandêsTâmilTchecoTelugoTurcoUcranianoUrduUzbequeVietnamitaYiddishZulu         A função de fala é limitada a 200 caracteres  Opções : Histórico : Comentários : DonateEncerrar

Brenda Nathália Fernandes Oliveira, Universidade Potiguar - UnP

Especialista em Saúde Pública pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR; Graduada em Nutrição pela Universidade Potiguar – UnP.

Publicado

2018-12-03

Cómo citar

Coelho, A. L. de A. L., Santos, H. C. C. dos, Silva, A. W. P. da, Coelho, C., & Oliveira, B. N. F. (2018). Aquarela sustentável: imagens representativas da concepção de sustentabilidade a partir de desenhos de crianças e adolescentes pessoenses. Revista De Administração Da UFSM, 11, 858–880. https://doi.org/10.5902/1983465932612

Artículos más leídos del mismo autor/a