Aprendizagem organizacional e motivação humana: uma relação sistemicamente representada
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465922432Parole chiave:
Organizational learning, motivation, performance, educator manager, sustainabilityAbstract
Este estudo visa atribuir às análises sobre a aprendizagem organizacional um viés subjetivo, objetivando explorar as principais relações de causalidade entre a aprendizagem e a motivação no contexto organizacional. Classificado como pesquisa bibliográfica de cunho psicológico e sociológico, o estudo se sustentou, predominantemente, em referenciais disponíveis nas bases Scielo e Proquest. A solidez do debate garantiu-se pela ancoragem do estudo a duas bases argumentativas que, pela subjetividade analítica aqui proposta, foram julgadas influentes no processo abordado: a essência humana e o sentido encoberto do trabalho. Com base na consideração dessas duas bases e na metodologia adotada, construiu-se um mapa sistêmico incluindo as principais variáveis que circundam a relação entre os fenômenos aprendizagem e motivação, denotando a natureza desta relação e a forma como, relacionados, impactam na produtividade do trabalho e no desempenho das organizações. O mapa construído mostrou-se pertinente por possibilitar uma melhor interpretação das relações causais e das influências recíprocas, direta ou inversamente proporcionais, entre as variáveis de interesse, subsidiando decisões e servindo de orientação aos gestores envolvidos nos processos de aprendizagem organizacional.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Until 2023, copyright was transferred by the authors to ReA/UFSM. As of 2024, the authors of articles published by the journal retain the copyright to their work. ReA/UFSM operates under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which permits unrestricted reuse and distribution of articles, provided the original work is properly cited.

