Aprendizagem organizacional e motivação humana: uma relação sistemicamente representada
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465922432Palabras clave:
Organizational learning, motivation, performance, educator manager, sustainabilityResumen
Este estudo visa atribuir às análises sobre a aprendizagem organizacional um viés subjetivo, objetivando explorar as principais relações de causalidade entre a aprendizagem e a motivação no contexto organizacional. Classificado como pesquisa bibliográfica de cunho psicológico e sociológico, o estudo se sustentou, predominantemente, em referenciais disponíveis nas bases Scielo e Proquest. A solidez do debate garantiu-se pela ancoragem do estudo a duas bases argumentativas que, pela subjetividade analítica aqui proposta, foram julgadas influentes no processo abordado: a essência humana e o sentido encoberto do trabalho. Com base na consideração dessas duas bases e na metodologia adotada, construiu-se um mapa sistêmico incluindo as principais variáveis que circundam a relação entre os fenômenos aprendizagem e motivação, denotando a natureza desta relação e a forma como, relacionados, impactam na produtividade do trabalho e no desempenho das organizações. O mapa construído mostrou-se pertinente por possibilitar uma melhor interpretação das relações causais e das influências recíprocas, direta ou inversamente proporcionais, entre as variáveis de interesse, subsidiando decisões e servindo de orientação aos gestores envolvidos nos processos de aprendizagem organizacional.
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